Candidato à Prefeitura de Manaus afirma que atual gestão faz ‘corrupção sofisticada’
Por: Ana Pastana
22 de agosto de 2024
Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Durante uma rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Manaus, promovida pela rádio BandNews Difusora, no jornal BandNews Amazônia 1ª Edição, nesta quinta-feira, 22, o postulante do PSTU, Gilberto Vasconcelos, criticou a atual gestão municipal, comandada por David Almeida (Avante).
Vasconcelos disse que as investigações da “Operação Dente de Marfim“, da Polícia Federal, apontam para uma “corrupção sofisticada” no âmbito da prefeitura. “Eu atribuo a responsabilidade ao prefeito atual, porque ele está praticando uma administração obscura”, disse.
Leia também: Por troca de favores e cargos, PF investiga empresas públicas e privadas em Manaus
Para o candidato do PSTU, há uma falta de transparência pública no âmbito Prefeitura de Manaus, o que, segundo ele, dificulta a fiscalização e acompanhamento das ações do prefeito. “A gente vê muitas obras milionárias que não têm nem placa com o valor daquela obra ou o prazo que é para ser construído, não diz a efetividade daquilo”, afirma Vasconcelos.

O candidato afirma também que as unidades escolares do município foram reformadas apenas com pinturas. “Por exemplo, eu sou professor, teve reformas em muitas escolas e a maioria das reformas foi simplesmente pintar, mudar a cor da escola. Aí vem as denúncias de milhões e milhões de gastos com tinta, e que não muda a qualidade da escola. Esse tipo de situação, para mim, é um tipo de corrupção sofisticada e a população entende isso”, disse.
Gilberto avalia a administração do prefeito David Almeida como ruim. “Eu acho que a administração do prefeito ela é muito ruim porque ela deixou quatro anos a população sofrendo e agora, por exemplo, vai começar a inaugurar uma série de obras para dizer que trabalhou”, concluiu o candidato.
Em um formato de sabatina com temas diversos, o postulante teve 30 minutos para responder e dissertar sobre perguntas feitas pelos jornalistas Rafael Campos, Paula Litaiff e Ricardo Chaves.
Atual gestão
A gestão do atual prefeito David Almeida (Avante) é marcada por escândalos e suspeitas de corrupção. Nesta semana, o jornal Metrópoles publicou que a sogra do gestor, Lidiane Oliveira Fontenelle, recebeu R$ 20 mil por mês, em média, de uma construtora que possui contrato de R$ 65 milhões com a capital do Amazonas, segundo documentos aos quais o site teve acesso.
A CENARIUM cruzou dados de documentos disponibilizados pela Receita e confirmou que a empresa funciona no mesmo local que o empreendimento da noiva de David, Izabelle Fontenelle.
Veja o trecho da entrevista:
Editado por Adrisa de Góes
Revisado por Gustavo Gilona
Podcast: Play in new window | Download