Candidato à prefeitura é preso pela PF após jogar dinheiro para população
Por: Ana Pastana*
02 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – O candidato à prefeitura do município de Coari, distante a 370 quilômetros de Manaus (AM), Raione Cabral (Mobiliza) foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 2, após jogar dinheiro para população na praça Getúlio Vargas, na região central da cidade.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a praça pública lotada de pessoas. Nas imagens, o candidato e apoiadores aparecem em cima de uma estrutura jogando cédulas de dinheiro em espécie. Não há informações da quantia exata distribuída.
Segundo a Legislação Eleitoral, é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.
De acordo com as informações declaradas pelo candidato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raione, que é advogado, não possui bens declarados.

Renúncia
Apesar de ainda aparecer como candidato no sistema da Justiça Eleitoral, Raione Cabral anunciou renúncia do pleito municipal no último dia 17 de setembro para apoiar o candidato do PMB, Harbem Avelar. A aliança tem como objetivo unir forças contra a candidatura de Adail Pinheiro (Republicanos) ao Executivo municipal.