Candidato à reeleição, vereador Gedeão quer priorizar educação infantil e direitos da mulher

Gedeão Amorim visitou a REVISTA CENARIUM, fez um balanço de sua gestão como vereador e falou ainda sobre novas propostas, caso seja reeleito (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Vinicius Leal – Da Revista Cenarium

MANAUS – O professor e candidato à reeleição como vereador de Manaus pelo MDB, Gedeão Amorim, quer focar na educação infantil e nos direitos da mulher em uma próxima candidatura. Ex-secretário estadual de Educação do Amazonas e ex-deputado federal, Gedeão falou em entrevista à REVISTA CENARIUM do grande desafio a enfrentar pelas crianças, de 0 a 6 anos de idade, que estão fora das creches.

“Atualmente Manaus tem 150 mil crianças de 0 a 6 anos de idade fora das creches. A Prefeitura só atende cerca de 20 mil crianças. Então não é uma tarefa fácil, é uma batalha muito dura a enfrentar”, explicou Gedeão. Segundo ele, grande parcela dessas crianças desassistidas são filhos e filhas de mães solteiras com poucas condições financeiras e sem apoio familiar.

PUBLICIDADE

E cuidar das mães solteiras é fundamental. Uma de suas propostas em defesa dos direitos da mulher é propor uma legislação para obrigar a Prefeitura a construir casas para mulheres violentadas e dispor de cotas para vítimas de violência doméstica em concursos e, em casos extremos, criar um programa de aluguel social para essas mulheres.

“Eu sou um dos vereadores que mais produziu e deu atenção especial às mulheres, na propositura da lei de prevenção ao assédio sexual contra mulheres dentro dos ônibus, por exemplo”, disse Gedeão. “Só no primeiro semestre deste ano, foram quase dez mil casos de violência contra mulher e muitas continuam se submetendo a isso também pela condição financeira, por não terem empregos, uma casa para morar. É uma humilhação permanente”, diz.

Educador e ex-professor universitário, Gedeão Amorim foi secretário estadual de Educação do Amazonas entre 2005 e 2012. Foi na gestão dele que foi criado o Centro de Mídias do Amazonas e o índices do Estado melhoraram. “Éramos o penúltimo em qualidade de ensino no ano de 2005 e conseguimos ficar em top 10. Criamos uma série de prioridades para administração escolar e é isso que eu pretendo, caso seja reeleito”, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.