Candidato a reitor da UEA, André Zogahib mostra despreparo em debate; assista a vídeos

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) define na próxima quarta-feira, 23, o novo reitor da instituição pelos próximos quatro anos. Duas chapas disputam os votos dos docentes e discentes da instituição. No último sábado, 19, ocorreu um debate entre André Zogahib, da chapa 19, e Alcian Souza, da chapa 22. Durante o evento, o candidato André Zogahib protagonizou momentos que evidenciam total despreparo para o embate e total desconhecimento da realidade da comunidade acadêmica.

Em diversos momentos, Zogahib não conseguiu formular perguntas no tempo de trinta segundos estipulado pela coordenação do debate. Sem qualquer familiaridade com o texto elaborado, o candidato optou por fazer questionamentos longos, rechaçados de críticas à instituição, em detrimento de perguntas objetivas para o adversário.

Zogahib demonstrou total desconhecimento sobre os benefícios que os recursos de P&D têm proporcionado para a Universidade e a enorme capacidade que esse tipo de receita pode proporcionar para elevar o nível das pesquisas dentro da UEA, em prol da sociedade.

Apelou para o senso comum quando propôs cortar gastos dentro de uma universidade que sofre limites orçamentários. Durante os quatro blocos do debate, Zogahib não reconheceu qualquer avanço da UEA, em seus quase 21 anos de história no Amazonas, mesmo tendo feito parte da atual gestão.

Foi questionado duas vezes pelo candidato adversário sobre como executaria de fato suas propostas, no entanto, se ateve a falar tão somente dos cenários que ele considerava como negativos dentro da UEA.

Zogahib afirmou, em um dos momentos mais polêmicos, que o SUS deveria servir apenas para os mais necessitados, contrariando um dos princípios fundamentais do sistema, que é a universalidade, apesar de se autodenominar profundo conhecedor do assunto.

Manifestação

Quase no fim do debate, os apoiadores de Zogahib se manifestaram, interrompendo as considerações finais do candidato Alcian Souza, o que segundo a Comissão Eleitoral estava vedada qualquer manifestação durante o debate. A Comissão Eleitoral penalizou a chapa 19.

“Eu quero apenas agradecer a vocês que são apoiadores da chapa 22, porque, inclusive, são aqueles que respeitam as regras e as leis desse País, vocês me orgulham. Porque vocês sabem o que é o compromisso de estar defendendo o que é o bem, e quem não respeita nem sequer as regras do debate, não podendo estar à frente da universidade”, finalizou Alcian durante as considerações finais.  

Posicionamento

A reportagem da REVISTA CENARIUM entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato André Zogahib questionando os pontos apontados, mas até a publicação recebemos respostas.

Debate

O debate foi subdividido em quatro blocos e distribuído da seguinte forma:

1º Bloco: Sorteio e Apresentação das Chapas;

2º Bloco: Exposição das chapas (temas sorteados);

3º Bloco: Exposição das chapas (temas sorteados);

4º Bloco: Exposição final das chapas.

Um sorteio foi realizado pela moderadora Jarina Paula Guedes de Araújo Brandão, especificamente para definir a chapa que iniciou a exposição, dando seguimento aos blocos definidos para o debate. Os temas abordados foram Ensino; Pesquisa; Extensão e Assuntos Comunitários; Recursos Humanos: concurso público, plano de carreiras, qualificação técnica e benefícios; Infraestrutura: capital e interior; Estatuinte; Pandemia.

UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma universidade pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente, sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região em que está inserida.

A UEA possui mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. É a maior universidade multicampi do País, ou seja, é a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades que integram a sua composição. Em sua estrutura estão cinco Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 13 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado.

Assista na íntegra o debate:

Leia o edital na íntegra

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO