Candidatos a prefeito de Manaus expõem planos e projetos para a Segurança Pública

Entre os planos dos candidatos está a reestruturação da Guarda Municipal (Imagem/Reprodução)

Da Revista Cenarium

MANAUS – Entre as principais propostas dos candidatos a prefeito de Manaus para a Segurança Pública estão a reestruturação da guarda municipal e a utilização de tecnologia para coibir crimes em Manaus.

A REVISTA CENARIUM resume os principais pontos das propostas de governo dos 11 candidatos à Prefeitura de Manaus relacionadas a Segurança Pública. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

PUBLICIDADE

Alfredo Nascimento (PL)

O plano de governo de Alfredo Nascimento propõe ampliação da iluminação de LED em Manaus; diminuição da violência através de programas de prevenção às drogas e recuperação de dependentes; Guarda municipal em ronda permanente, liberando Policiais Militares, para policiamento; reestruturação da guarda municipal; e implantação de câmeras em pontos de fluxo, zonas vermelhas e transportes coletivos, para monitoramento de ações criminosas, com utilização do CCC.

Amazonino Mendes (Podemos)

O plano de governo de Amazonino Mendes propõe a reestruturação da guarda municipal, com valorização dos servidores; expansão da rede de iluminação pública nos bairros de Manaus; implantar o Programa Ronda Comunitária Municipal; instalar câmaras de segurança em paradas e ônibus; ampliar a proteção do patrimônio público municipal; e fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Pública.

Capitão Alberto Neto (Republicanos)

O plano de governo do Capitão Alberto Neto propõe fortalecer as estruturas municipais de segurança pública e defesa social; articulação interinstitucional, mobilização e participação social; prevenção social do crime da violência; e planejamento, inteligência e intervenções urbanísticas.

Chico Preto (Democracia Cristã)

O plano de governo de Chico Preto propõe a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública; reformulação da Guarda Municipal em órgão complementar de segurança; desenvolver aplicativos disfarçados ou inserir botões em aplicativos prontos para denúncia de abuso contra a mulher e a criança; garantir uso de armas de fogo pela Guarda Municipal; estabelecimento de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar para ampliação do PROERD nas escolas; viabilizar, com a Polícia Militar, a aquisição de mais viaturas para colaborar no combate ao crime na cidade; criação do Centro de Monitoramento e Controle na cidade; estabelecer parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para coibir crimes na cidade; facilitar o fechamento de ruas, caso os residentes tenham interesse em restringir o acesso à rua durante a noite; dentre outras propostas.

Coronel Menezes (Patriotas)

O plano de governo do Coronel Menezes propõe reestruturar a Guarda Municipal; implantação do Centro Municipal de Comando e Controle, para o acompanhamento dos problemas de mobilidade urbana que venham a ocorrer como acidentes de trânsito; e implantação de sistema informatizado integrado para vigilância e segurança das áreas da educação, saúde e assistência social.

David Almeida (Avante)

O plano de governo de David Almeida propõe realizar estudos para a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus; integrar o sistema de segurança municipal ao Conselho Estatual de Segurança Pública e ao planejamento das ações de segurança em Manaus; estruturar a guarda municipal; em parceria com a Polícia Militar, montar rotas de patrulhamento nas áreas em que ficam localizadas as escolas; elevar a presença da guarda municipal para irradiar segurança às famílias e comunidades; aumentar a presença da guarda municipal na organização do sistema de transporte público; parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas; e realizar estudos técnicos para instalação de sistema de controle de velocidade e ampliação do monitoramento por imagem; dentre outras propostas.

Gilberto Vasconcelos (PSTU)

O plano de governo de Gilberto Vasconcelos propõe organizar a segurança pública desde os bairros, sendo os membros das GCM pertencentes aos bairros onde residem e os comandos eleitos pela população.

Marcelo Amil (PC do B)

O plano de governo de Marcelo Amil propõe expandir o número de guardas municipais de 500 para 2.000 já em 2021, por meio de concluso público; treinamento e equipamentos que permitam contato e interação imediata da Guarda Municipal com a Polícia Militar, visando o acionamento desta quando necessário.

Ricardo Nicolau (PSD)

O plano de governo de Ricardo Nicolau propõe implementar o Plano Municipal de Segurança Pública; substituir a Casa Militar pela Secretaria Municipal de Segurança Pública; ampliar em 1.000 por ano o efetivo da Guarda Municipal de Manaus; instalar câmeras de reconhecimento facial nos ônibus em pontos estratégicos da cidade; instalar botão do pânico em todos os ônibus com aviso no exterior dos coletivos; criar uma rede de câmaras interligadas a todos os organismos de controle de segurança pública; criar a patrulha comunitária; criar a Rede de Proteção à Mulher; firmar parceria com infraestrutura para implantar e ampliar a iluminação pública em LED em 100% da cidade; firmar parcerias para ações conjuntas com as Polícias Civil e Militar; modernizar e informatizar todos os aparatos de segurança; aproximar a Guarda Municipal do cidadão manauara; dentre outras propostas.

Romero Reis (Partido Novo)

O plano de governo de Romero Reis, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, não apresenta propostas para a área da segurança pública.

Zé Ricardo (PT)

O plano de governo de Zé Ricardo propõe oferta para jovens de educação, trabalho, atividades culturais e esportivas e participação cidadã; iluminação pública; vigilância eletrônica na área central e em pontos turísticos; preservação do Patrimônio Público e manutenção e valorização do Patrimônio Histórico e Cultural; e aumento do efetivo e treinamento permanente da Guarda Municipal.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.