Candidatos em Manaus falam sobre família em debate
Por: Carol Veras
23 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – Os candidatos à Prefeitura de Manaus Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante) trocaram acusações durante o debate da TV A Crítica, realizado nesta quarta-feira, 23, envolvendo os familiares de ambos concorrentes. O postulante do PL afirmou que David “é um prefeito que tem duas caras” ao mencionar a festa de casamento da filha do mandatário e candidato à reeleição no Estado de Alagoas.
David Almeida respondeu que a festa em São Miguel dos Milagres (AL) foi custeada com recursos do genro e questionou Alberto Neto sobre um suposto abandono da família. Segundo o prefeito, o candidato do PL teria deixado os filhos e a esposa em más condições, e os mesmos teriam recorrido à Justiça para conseguir os devidos direitos alimentícios.
Alberto Neto rebateu a afirmação do adversário dizendo que a afirmação foi comprovada como “fake news” pela Justiça, e ressaltou a relação dele com a ex-esposa. O candidato chamou o adversário de “rei das fake news” e “Pinóquio manauara”. Os dois conseguiram direito de resposta.
Acusações
A acusação do candidato Alberto Neto se refere à ocasião onde o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), enganou a população ao postar que estava na capital amazonense nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2022, enquanto estava, na realidade, no casamento milionário da filha, Fernanda Aryel Rodrigues de Almeida, em São Miguel dos Milagres, no Nordeste.
A cerimônia, que custou mais de R$ 1,5 milhão, levantou questionamentos sobre a conduta do prefeito, que tentou ocultar sua ausência de Manaus, além de suscitar debates sobre a origem dos recursos utilizados no evento extravagante. Habituado a compartilhar fotos de eventos familiares e políticos, a CENARIUM verificou que, nas datas em que ocorreu a cerimônia, o prefeito publicou fotos como se estivesse acompanhando serviços de limpeza pública e obras em Manaus.

A acusação do prefeito David Almeida à Alberto Neto, está relacionado às imagens veiculadas em redes sociais, comentando sobre o antigo casamento do candidato do PL. Em resposta, a ex-esposa do deputado federal afirmou, na última quarta-feira, 16, ter sido vítima de fake news e negou qualquer agressão doméstica ou abandono familiar relacionado ao ex-marido. Debora Lima Lopes foi casada com o parlamentar, com quem teve dois filhos: Raissa Cavalcante e Filipe Cavalcante.
Em vídeo publicado em uma rede social, Debora reagiu a um conteúdo que classificou como falso. O material sugeria que Alberto Neto praticou violência doméstica e deixou a família desamparada. “Fui vítima de injúria e de uma enxurrada de mentiras proferidas pelo pessoal do atual prefeito de Manaus”, disse a ex-esposa do político. Veja a publicação:
