Candidatos no AM fecham cerco partidário em último dia de convenção para definir ‘tabuleiro político’

A divulgação em tempo real possibilitará que emissoras de televisão e de rádio, portais de internet e a imprensa, em geral, entre outras mídias, possam informar à população, em tempo real (Reprodução/ Internet)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Hoje, 16 de setembro, é o último dia junto à Justiça eleitoral, para formalizar as chapas a prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão concorrer no pleito dos dias 15 e 29 de novembro em todo o País. As datas correspondem ao primeiro e segundo turno das eleições 2020.

Em um ano atípico para as campanhas político-partidárias, os partidos correm contra o tempo para fechar as chapas majoritárias e minoritárias que irão para o confronto democrático.  Por conta da pandemia, as convenções estão ocorrendo de forma virtual.

PUBLICIDADE

Entre as coligações que já definiram seus cabeças de chapa, estão: José Ricardo (PT) e Marklize Siqueira (PSOL). Tanto José Ricardo quanto Marklize são nomes oriundos da esquerda e hoje representam uma postura de oposição à atual gestão de Arthur Neto (PSDB).

Outro postulante a prefeito de Manaus que já definiu seu arco de alianças é David Almeida (Avante), cujo vice é Marcos Rotta (Democratas). A chapa tem uma postura de centro-direita com um maior diálogo entre os homens que comandam a prefeitura e o Governo do Estado.

Direita dividida

Já a direita, eixo que congrega postulantes ao apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se dividiu no Amazonas. Definidos estão o candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (Republicanos) e seu vice Orsine Júnior (PMN). Ambos traçaram uma luta silenciosa pela primazia de ‘puxar’ a chapa, mas coube a Alberto Neto, hoje deputado federal, o direito de postular a cabeça da coligação.

Ainda na direita, na manhã de hoje, foi oficializada a chapa do Patriotas. Com discurso contundente e de total sintonia com o governo federal, o partido escolheu ‘marchar’ de forma unida, apresentando chapa ‘puro sangue’, que é formada por Coronel Menezes, candidato a prefeito, e o delegado Rafael Costa e Silva, a vice. Ambos são filiados ao Patriotas.

Definidos e Indefinidos

Até o fechamento da matéria, os pré-candidatos Alfredo Nascimento (PR) e Josué Neto (PRTB) ainda não haviam definido suas posições no tabuleiro político. A convenção de Amazonino ocorreu hoje às 17h. Nela Amazonino anunciou que é candidato a prefeito de Manaus mais uma vez. No cargo de vice-prefeito foi escolhido o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos).

Na última raia seguem indefinidos os pré-candidatos Josué Neto, que a principio parecia ser o nome forte do presidente Bolsonaro no Amazonas, e o deputado federal Alfredo Nascimento, que encontra resistências para compor o arco de alianças na capital do Estado.

O que diz a lei?

A Emenda Constitucional nº107/2020 adiou a data da votação e alterou o calendário eleitoral em virtude da pandemia de Covid-19. Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto foram transferidas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro.

As convenções estão sendo realizadas no formato virtual, atendendo as recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia causada pelo novo coronavírus. Alguns partidos políticos conciliaram os meios virtual e presencial, dando-se a parte presencial de forma descentralizada, com pontos de votação instalados nos diretórios e em locais estratégicos da cidade, observando as leis e as regras de prevenção do contágio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.