Candidatura à Prefeitura de Manaus de Roberto Cidade é confirmada no dia 3 de agosto
Por: Isabella Rabelo
26 de julho de 2024
Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Interlocutores do pré-candidato à Prefeitura de Manaus, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União), informaram à CENARIUM que a convenção partidária do União Brasil, acontecerá no dia 3 de agosto, às 8h, na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro Flores, na Zona Sul da capital amazonense.
Além de confirmar a candidatura de Cidade, o partido revelará durante o evento nome do candidato a vice-prefeito. Especulações trazem o nome da deputada estadual Joana Darc (União) como a possibilidade mais cotada para concorrer ao cargo, formando uma chapa puro sangue, ou seja, com candidatos da própria sigla.
Na ocasião, a campanha do presidente da ALE também vai confirmar os partidos que vão integrar a coligação majoritária à Prefeitura de Manaus. Com a saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do ex-deputado estadual Luiz Castro, Cidade tem o apoio do União Brasil, Progressistas, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Renovação Democrática (PRD), Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Podemos.
As coligações são formadas por candidaturas majoritárias para ampliar o acesso ao fundo eleitoral e o tempo de televisão do horário eleitoral gratuito. A Justiça Eleitoral entende a coligação apenas como um partido.
Prazo
Em entrevista nesta quinta-feira, 25, à reportagem, a advogada eleitoral Maria Benigno explicou que as convenções partidárias têm finalidade de divulgar decisões internas do partido que devem, por lei, ser levadas a público, como a definição dos candidatos, apoio a outros partidos, coligações e uso de recursos financeiros como, por exemplo, o fundo partidário.
O prazo final para a realização das convenções foi determinado entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. A maioria dos prazos está prevista na Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997). A data é também o último dia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar os limites de gastos de campanha para cada cargo eletivo em disputa.
Crescimento
Na mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Pontual Pesquisa, nesta segunda-feira, 22, Roberto Cidade apresentou crescimento de 3,8% comparada com levantamento estimulado feito pelo mesmo instituto em abril quando o pré-candidato apareceu com 9,0%. Agora, Cidade registrou 12,8%, ocupando a terceira colocação, anteriormente, ocupada pelo pré-candidato do PL, deputado federal Capitão Alberto Neto.
A análise se dá com base nas pesquisas do instituto realizadas em abril, sob o número AM-09521/2024, e em julho, com o número AM-04187/2024. Segundo os dados, os pré-candidatos David Almeida (Avante) estagnou com 29,8% das intenções de voto, enquanto Amom Mandel teve queda, ficando com 25,2%.
Quanto aos candidatos mais rejeitados, o petista Marcelo Ramos lidera o cenário com 23,2%, seguido por David Almeida (22,3%), Amom Mandel (9,8%). Roberto Cidade aparece com uma taxa de apenas 6,9% no cenário.