Cantor de toadas na Amazônia, David Assayag denuncia ataques capacitistas na internet

O cantor David Assayag, levantador oficial de toadas do Boi Garantido (Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — O cantor David Assayag, levantador de toadas do Boi-Bumbá Garantido, denunciou, nessa terça-feira, 31, ataques capacitistas que vem sofrendo na internet. Junto a uma nota de repúdio publicada no Instagram, o artista, que é deficiente visual, divulgou dois prints que mostram as atitudes discriminatórias.

O capacitismo é um preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. A conduta criminosa está tipificada e prevista no art. 88 da Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e tem como sanção a pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa, podendo a reclusão ter o seu período aumentado dependendo das condições em que o crime foi praticado. 

Em uma imagem publicada no Facebook, Assayag posa em frente a uma televisão e um internauta comenta: “Tu é cego, pra quê TV? Me explica”. Em outra imagem, uma mulher, que teve o rosto borrado, estava ao lado do cantor e fazia um sinal com o dedo indicador apontando para baixo. A legenda da foto dizia: “Olha nossa torcedora fiel entregando o 9,7 do David”.

PUBLICIDADE
Nota de Repúdio publicada no Instagram do cantor. (Reprodução/ Instagram)

“É sabido que esta lei ampara toda e qualquer pessoa com deficiência que venha a sofrer ataques ou qualquer tipo de preconceito que esteja arraigado a isso”, consta em um trecho da nota. A mesma diz ainda que as medidas legais já estão sendo tomadas pela assessoria jurídica de David Assayag, “para salvaguardar a honra e os direitos do artista”.

Fãs de David reagem

Após a publicação da nota de repúdio, os fãs do cantor e do Festival de Parintins, onde ele levanta as toadas do Boi Garantido, se manifestaram contra o preconceito.

“Lamentável demais. David merece respeito. O amor pelo seu boi não pode se validar desse tipo de rivalidade mesquinha e depreciativa. Admiro e amo demais o David, a sua voz representa toda uma nação que ama boi-bumbá e respeita o próximo, independente de qualquer ideologia”, disse uma internauta na publicação.

Comentário na publicação do cantor, no Instagram. (Reprodução/ Instagram)

No Twitter, uma torcedora do Boi Garantido enfatizou que mexer com a deficiência do cantor é “perder o respeito pelo mínimo”. “O David Assayag é um símbolo do festival, tal qual foi e é o Arlindo Jr. Não precisa atacar a integridade das pessoas! Céus”, disse ela.

https://twitter.com/elinny/status/1531815681876013056
(Reprodução/ Twitter)

David Assayag nasceu em Parintins, no interior do Amazonas, e tem 35 anos de carreira. Em 1997, recebeu uma comenda federal por ser o “cantor mais popular da Região Norte”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.