4 de março de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A balsa que transporta o tanque com mais de 90 mil metros cúbicos de oxigênio da empresa White Martins, vindos de Belém, capital do Estado do Pará, em direção a Manaus, se aproximou nesta sexta-feira, 5, da cidade de Parintins, no interior do Amazonas. O insumo servirá para desafogar os hospitais da cidade que vêm enfrentando crise com o desabastecimento do material neste novo pico da pandemia de Covid-19.

A locomoção da balsa é acompanhada pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval. O Navio-Patrulha Fluvial Roraima (NPaFlu Roraima), subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

“A indústria de gás foi responsável pelo abastecimento do tanque com o equivalente a 9 mil cúbicos de oxigênio e é também a responsável pelo transporte, a partir de Vila do Conde (PA), até a capital do Amazonas. A previsão de chegada ao destino é dia 06 de fevereiro. A atividade faz parte da Operação “COVID-19″, conduzida pelas Forças Armadas sob coordenação do Ministério da Defesa”, informou a Marinha do Brasil, em nota à REVISTA CENARIUM.

A carga saiu no sábado, 30, da capital paraense, e é destinada à rede hospitalar de Manaus. O tanque segue em balsa por via fluvial, escoltada pelo Navio-Patrulha da Marinha brasileira.