Cáritas e Organização para Migrações lançam chamada pública para exposição virtual de fotografias

Os candidatos terão até 15 de novembro para enviar suas contribuições (Divulgação)

Com informações da assessoria

Contar histórias por imagens e sensibilizar a população sobre a migração, o acolhimento e a integração dos venezuelanos e demais migrantes no Brasil. Este é o intuito da exposição de fotos coletiva que será realizada pela Cáritas Brasileira e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em 18 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional para os Migrantes. Para isso, as duas organizações lançam chamada pública. Os candidatos terão até 15 de novembro para enviar suas contribuições.

Além de ganhar destaque nos canais da Cáritas e da OIM, as obras selecionadas para a PANAS – Exposição Urbana sobre Migração no Brasil terão destaque em uma projeção urbana simultânea em prédios de nove capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Recife e São Paulo.

PUBLICIDADE

O formato em larga escala da exposição permitirá ao público apreciar as imagens a distância, sem causar aglomerações neste período de pandemia. Elas também serão avistadas por quem estiver de passagem, voltando para casa após um dia de trabalho, por exemplo. Isso porque serão realizadas em locais centrais e de grande visibilidade.

As inscrições são gratuitas e abertas a fotógrafos amadores e profissionais, assim como a organizações da sociedade civil. Cada proponente poderá participar enviando até cinco fotografias via formulário online. Serão selecionadas por uma comissão composta por membros das duas organizações 40 imagens dentro de quatro categorias: Mulheres em travessia; Vida Migrante na Cidade; Migração e Trabalho; e Um olhar para a Integração.

Com as diferentes categorias, espera-se ressaltar a diversidade da migração e os benefícios que ela traz tanto para migrantes quanto para as comunidades de acolhida. Além do fluxo de venezuelanos, outros fluxos recentes no país, assim como as migrações internas terão destaque.

O resultado será anunciado nas redes sociais da Cáritas e da OIM em 1º de dezembro.

A exposição que acontecerá em 18 de dezembro é continuidade de ação iniciada em 27 de setembro, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, pela Cáritas Brasileira, com o apoio do Projeto Europana, Cáritas Suíça e da União Europeia.

Neste segundo ciclo de projeções, a OIM se junta à Cáritas para levar a iniciativa a mais cidades. Para esta atividade, a OIM conta com o apoio financeiro do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

O Europana

O Europana é uma iniciativa que tem como objetivo dar suporte às pessoas migrantes e refugiadas que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial, à população venezuelana no Brasil e em outros cinco países da América Latina.

O programa é financiado pela União Europeia, fruto do consórcio liderado pela Cáritas Luxemburgo, compartilhado com a Cáritas Alemã, além da Cáritas Suíça e com as partes executoras nos países, como a Cáritas Brasileira.

Pana é uma palavra de origem venezuelana, que significa amigo. A expressão é muito utilizada por migrantes desse país, especialmente, pelos indígenas da etnia Warao.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.