25 de fevereiro de 2021

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A associação cultural Casarão de Idéias lançou neste mês a primeira versão online da revista “Ideias Editadas”, com matérias sobre turismo, gastronomia e cultura. Idealizada pelo diretor do Casarão, João Fernandes, a revista está na sua 19ª edição, mas é a primeira vez que também está sendo disponibilizada virtualmente.

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, João Fernandes afirmou que o objetivo da publicação é continuar falando de arte e cultura, mas não apenas para a classe artística da capital como também para a população em geral. “A ideia principal também é continuar falando da cena cultural de Manaus, focando na região central da cidade. Queremos divulgar os diferentes espaços e atividades nessa região para que as pessoas frequentem o Centro, tanto usufruindo da hospedagem, gastronomia, quanto do entretenimento”, afirmou o diretor do Casarão de Idéias.

Segundo João Fernandes, mesmo sendo um projeto antigo e de publicação trimestral, não foi possível dar a continuidade desejada ao projeto em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. “Agora pensamos em voltar com regularidade. A ideia é lançar quatro edições, por trimestre, e essa é a primeira deste ano na versão online, mas também tem a versão impressa que estaremos distribuindo assim que for possível. É um projeto antigo que a gente vai reformulando, criando um novo design e um novo layout a cada edição”, destacou.

Quanto às políticas de apoio à classe artística durante a pandemia da Covid-19, que sofreu economicamente com as medidas de isolamento social e cancelamento de eventos culturais, João afirmou que o poder público necessita urgentemente de um planejamento. “Não adianta ir soltando ou fazendo as coisas da noite para o dia. Acho necessárias as medidas, mas elas podem ser organizadas até para a população e aos estabelecimentos se organizarem para o que estamos passando”, ressaltou.

Conheça o Casarão de Idéias:

O Casarão de Idéias é uma associação cultural sem fins lucrativos cuja finalidade é a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Foi concebido inicialmente para ser a sede da Cia. de Ideias e hoje desenvolve diversas atividades culturais.

A 19ª edição da revista “Ideias Editadas” tem 40 páginas e corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, já se encontrando disponível no site do próprio Casarão (casaraodeideias.com.br) na versão online.

Entre as matérias produzidas, o leitor poderá conferir mais detalhes sobre a empresa Uika, que cria passeios turísticos pela cidade de Manaus, a partir das preferências dos turistas. Sob o comando da turismóloga Camila Matos, a agência disponibiliza o ‘Perreché Tour’, o ‘Até o Tucupi Tour’ e o ‘Bagaceira Tour’.

Outra matéria interessante é sobre a loja virtual Jirau da Amazônia, que com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), dá a oportunidade para venda de produtos produzidos por moradores de Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs), com direito a espaço no site da Americanas.com.