CBMAM apura conduta de tenente que associou periferia à falta de higiene
Por: Jadson Lima
12 de maio de 2025
MANAUS (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou à CENARIUM, nesse domingo, 11, que vai apurar a conduta do 1° tenente da corporação Antônio Ferreira de Oliveira Júnior por falas consideradas preconceituosas, que foram direcionadas por ele a moradores de bairros periféricos de Manaus. Em áudios, o militar, que também é síndico de um condomínio, afirmou que “lugar de ‘sujismundo’ é em bairro, no Monte Horebe“, ao dizer que os moradores devem manter o salão de festas do local limpo.
As declarações do oficial foram encaminhadas em um grupo de mensagens por aplicativo do residencial da capital amazonense, localizado no bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte da cidade. De acordo com Antônio Júnior, os moradores do local devem manter o espaço que comporta o salão de festas limpos. Ele também é integrante da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), desde março de 2023.

“Ao contrário, é para usar muito [o salão de festas] e, toda vez que usar, deixar limpo. Porque lugar de sujismundo, não é em condomínio de luxo, não. Lugar de sujismundo é em bairro, lá na Zona Leste, lá no Monte Horebe”, disse síndico. Após a primeira declaração, o tenente continuou: “E usou, limpou, porque a gente não mora lá na Zona Norte, lá no Monte Horebe, não; a gente mora em condomínio de luxo“, afirmou Antônio Júnior.
Além da apuração do episódio, conforme as diretrizes do regulamento disciplinar da corporação, o CBMAM também repudiou, de forma veemente, “qualquer ato discriminatório” e reafirmou “o compromisso com a promoção do respeito, da igualdade e da dignidade de todas as pessoas”. A reportagem tenta contato com o militar para posicionamento, mas até o momento não houve retorno.
Novas mensagens
Novas mensagens, as quais a CENARIUM teve acesso nesta segunda-feira, 12, mostram que o síndico foi criticado após as declarações. Um morador afirmou que as falas do militar foram preconceituosas e aponta que o homem riu após a repercussão do caso. “Todos temos amigos na Zona Leste, e lá não é lugar de gente imunda, mas de gente trabalhadora”, disse.
Antônio Júnior também se pronunciou no grupo do residencial. Ele afirmou que a repercussão do vídeo não funcionaria, porque ele não é político, celebridade ou ocupante de cargo importante. Após uma discussão sobre a declaração em relação ao local em que o militar se referia no áudio, ele reafirmou que se referia ao bairro Monte Horebe, não a uma zona da capital amazonense. Veja mensagens:

A CENARIUM entrou em contato, novamente, com o síndico do condomínio para obter posicionamento em relação às declarações feitas no conteúdo encaminhado no grupo, incluindo os novos conteúdos. Ele foi questionado sobre a ligação que fez entre sujeira e os moradores de bairros periféricos da cidade. Até o momento não houve retorno.