Celebrações do Marabaixo e Capoeira marcam mês de junho no Amapá


21 de junho de 2021
Celebrações do Marabaixo e Capoeira marcam mês de junho no Amapá
Dança de Marabaixo (Marcelo Loureiro)
Com informações do G1

MANAUS – O mês de junho é celebrado em todo o País com festas folclóricas marcadas por tradição e cultura e no Amapá não poderia ser diferente. O Estado promoverá, até o dia 30, lives de apresentações, rodas de conversas, exposição e feira afroempreendedora para festejar estas duas manifestações culturais. A celebrações iniciara no último dia 16, Dia Estadual do Marabaixo, e vão até o último dia do mês, Dia da Capoeira.

As atividades, que ano passado foram apreciadas somente pelas plataformas digitais, em função da pandemia da Covid-19, ganham programação semipresencial em 2021 e, conforme os organizadores, seguem os protocolos de segurança previstos em decreto.

Outra novidade para este ano é a realização de programação integrada ao dia da Capoeira, celebrado no dia 30 de junho, data de encerramento das atividades.

Recebem destaque a feira empreendedora com trabalhadores dos segmentos do Marabaixo e Capoeira e a exposição do Museu do Negro Gertrudes Saturnino.

Festejo é realizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e as associações culturais que organizam o Ciclo do Marabaixo.

Marabaixo

Marabaixo é a principal manifestação cultural do Amapá — Foto: Aydano Fonseca/Tambores e Bandeiras
Marabaixo é a principal manifestação cultural do Amapá (Aydano Fonseca/Tambores e Bandeiras)

O Marabaixo é uma forma de expressão que reúne referências culturais vivenciadas e atualizadas pelos amapaenses, fundamental para a construção e afirmação da identidade negra brasileira.

A manifestação cultural foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018 como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Capoeira

Roda de Capoeira também fez parte da festa dos 256 anos de Macapá — Foto: Gabriel Penha/G1-AP
Roda de Capoeira também fez parte da festa dos 256 anos de Macapá (Gabriel Penha/G1-AP)

Comemorada no dia 30 de junho, a Capoeira, assim como o Marabaixo, segue mostrando as várias facetas do história do Amapá. Considerada expressão cultural brasileira que mistura esporte, artes maciais e música, ela também é um ato de resistência.

A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Programação

Presencial:

Período: 16 a 30 de junho
Local: Amapá Garden Shopping (Rodovia Juscelino Kubitschek, bairro Universidade)
Hora: das 14h às 21h

  • Exposição do Museu do Negro Gertrudes Saturnino
  • Feira empreendedora com trabalhadores dos segmentos do Marabaixo e Capoeira

Virtual:

Dia: 16 de junho – Live Dia Estadual e Municipal do Marabaixo

  • 16h – roda de conversa ‘’Políticas culturais: A importância do Dia Estadual e Municipal do Marabaixo’’
  • 18h – Celebração afro
  • 19h – Apresentações culturais/rodas de Marabaixo com os grupos: Marabaixo do Pavão, Raimundo Ladislau, Berço do Marabaixo, Raízes da Favela, União Folclórica de Campina Grande, Marabaixo do Laguinho, Marabaixo Tia Sinhá e União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição.

Dia: 23 de junho – Live monitoria de Marabaixo e Capoeira

  • 16h – Programa Amapá Jovem e os resultados da monitoria de Capoeira e Marabaixo
  • 18h – oficina de Marabaixo e Capoeira
  • 19h – cortejo cultural

Dia: 30 de junho – Live Dia Estadual da Capoeira

  • 16h – Dia Estadual da Capoeira e os impactos dos projetos sociais na comunidade amapaense
  • 18h – apresentações culturais com os grupos de capoeira
  • 19h30 – intervenção cultural (flash mob)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.