Cemitérios de Manaus voltam a registrar aumento de 5% em sepultamentos, diz Semulsp

Cemitério Tarumã, em Manaus, tomado por crucifixos em covas de vítimas de Covid-19 (Maurício Freire/ Semcom)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium*

MANAUS – O índice de sepultamentos nos cemitérios públicos de Manaus voltou a crescer 5% em setembro, em relação ao mesmo período de agosto, quando eram registrados 828 enterros. Em setembro, o número foi consolidado em 868 sepultamentos, segundo dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

É a primeira vez, também, que é registrado um aumento de enterro após quatro meses consecutivos de queda. A Semulsp, responsável por gerir os cemitérios públicos da capital, apontou ainda que os enterros, tendo como causa a Covid-19, também registraram aumento.

PUBLICIDADE

“Vejo com muita preocupação esse crescimento de sepultamentos de pessoas mortas por Covid-19. Estamos reforçando as medidas de proteção à população e esperamos que todos tenham consciência da importância de se protegerem, para que não vejamos a repetição do que ocorreu nos meses de abril e maio. Por isso, damos transparência a esses dados, que não são apenas números, mas vidas que perdemos para essa terrível doença”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Os sepultamentos e cremações de óbitos nos cemitérios públicos de Manaus alcançaram, em setembro, a maior taxa desde o mês de junho. Conforme a Semulsp, nos últimos 30 dias, foram registrados nos espaços funerários públicos, 89 sepultamentos e cremações tendo como causa confirmada a doença provocada pelo novo coronavírus. Em julho, foram contabilizados 67 sepultamentos de óbitos por Covid-19 e em agosto foram 77.

“Os dados seguem bem abaixo do registrado nos meses de abril e maio, quando ocorreu o pico de casos e mortes por Covid-19 em Manaus, mas acende o sinal de alerta em razão do crescimento de óbitos por Covid-19 e, como consequência, o aumento no total de sepultamentos”, observou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Desde o pico da pandemia do novo Coronavírus, em abril, já são 892 sepultamentos de pessoas que tiveram como causa oficial na declaração de óbito a Covid-19, de um total de 7.807 sepultamentos no mesmo período. Ao todo, até o fim de setembro de 2020, já são 10.393 sepultamentos registrados nos cemitérios públicos, o que representa quantitativo maior que todo o ano de 2019, quando foram registrados 10.342.

Dados dos cemitérios públicos de Manaus

Janeiro – 906 sepultamentos
Fevereiro – 792 sepultamentos
Março – 888 sepultamentos
Abril – 2.433 sepultamentos e cremações (190 por Covid-19)
Maio – 1.899 sepultamentos e cremações (348 por Covid-19)
Junho – 912 sepultamentos e cremações (121 por Covid-19)
Julho – 867 sepultamentos e cremações (67 por Covid-19)
Agosto – 828 sepultamentos e cremações (77 por Covid-19)
Setembro – 868 sepultamentos e cremações (89 por Covid-19)

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.