Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Gisele Coutinho – Da Cenarium

MANAUS (AM) e VILHENA (RO) – A integração entre os profissionais de jornalismo da CENARIUM e da TV Cultura foi encerrada nessa sexta-feira, 13, celebrando o sucesso da parceria entre os dois veículos de comunicação. Desde segunda-feira, 9, os repórteres do Amazonas, Marcela Leiros, e Rondônia, Iury Lima, assim como a coordenadora de Redação, Juliana Mattos, integraram a equipe de produtores e repórteres da sede da emissora, em São Paulo, participando diretamente da rotina de produção de reportagens jornalísticas.

Para Iury Lima, correspondente de Vilhena – município do interior distante a 706,4 de Porto Velho, em Rondônia-, a cerca de 1.871 quilômetros em linha reta da capital paulistana, o compartilhamento de experiências e conhecimentos foi enriquecedor, possibilitando a oportunidade de levar, cada vez mais, temas da Amazônia para o mundo.

“A CENARIUM deve ganhar ainda muito mais força e peso com o resultado deste treinamento. Marcela e eu agora somos repórteres de rede da TV Cultura, por meio desta parceria. Isso quer dizer que, além de contribuir com o jornalismo nacional da maior emissora pública do País, recebendo pautas que vêm da redação de São Paulo para a produção dos telejornais, a CENARIUM também poderá pautar temas da Amazônia para a Cultura. É uma troca e quem ganha é o Brasil”, pontuou Lima.

O repórter Iury Lima grava para a TV Cultura (Marcela Leiros/Cenarium)

Integração

Além de conhecer toda a estrutura física do complexo da TV Cultura, com os estúdios de gravação e setor de jornalismo, a equipe também participou de reuniões de espelho, nome dado à reunião na qual se discutem as pautas (reportagens) a serem produzidas, dos jornais da Tarde e da Cultura.

Os repórteres também tiveram a oportunidade de acompanhar os jornalistas da TV em campo (externas) e ainda produzir boletins e reportagens. A expectativa pelas novas experiências é compartilhada por Marcela Leiros, que reforça a importância da parceria, firmada em janeiro deste ano, e consolidada nesta integração.

A repórter Marcela Leiros grava uma passagem para a TV Cultura (Iury Lima/Cenarium)

“A relação que nós já tínhamos com a TV Cultura foi consolidada com esta oportunidade de viver e compartilhar a rotina da produção jornalística de uma das maiores emissoras do País. Poder falar que a CENARIUM também faz parte da TV Cultura é de um prazer imenso, pois demonstra a confiança no nosso trabalho. E vamos trabalhar cada vez mais para fortalecer essa confiança”, destacou a repórter.

Parceria

A TV Cultura tem mais de 50 anos de história e tem o jornalismo marcado por tradição, ética e seriedade. Já a CENARIUM, com um pouco mais de um ano de criação, sob direção da diretora-executiva Paula Litaiff, carrega, em tão pouco tempo, o reconhecimento pelo trabalho ético, sério e investigativo.

“O propósito da Cenarium é levar mais informações sobre uma região que é constantemente invisibilizada, que é a Amazônia, por meio do jornalismo ético, sério e investigativo. Quando a TV Cultura abre as portas para a Cenarium, está demonstrando confiança no nosso trabalho e também abrindo as portas para o povo amazônida”, destacou Litaiff.

Reunião de espelho na sede da TV Cultura Brasil, em São Paulo (Juliana Mattos/Cenarium)

Desde janeiro a empresa amazonense – com correspondentes em Rondônia, Pará e Brasília – é responsável pela produção de material jornalístico sobre a Amazônia e a TV Cultura disponibiliza a programação nacional para a plataforma online da revista em www.revistacenarium.com.br. Após mais de seis meses do sucesso da parceria foi criada a AGÊNCIA CENARIUM, geradora de conteúdo do Portal Cultura UOL.