Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
21 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – No segundo dia da Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), organizado por alunos da instituição com o tema “Estudantes de Jornalismo em pandemia: Configurações e Bugs”, jornalistas da CENARIUM integram a lista de convidados que participam, ao longo do dia, de workshops e rodas de conversa, dando continuidade à programação.

O jornalista e editor Luís Henrique Oliveira foi o primeiro a se conectar com os participantes. O profissional convidado para o workshop intitulado Dilemas do factual e do contexto no online, debateu os desafios de como fazer jornalismo com responsabilidade utilizando as redes sociais.

Aos 27 anos e com sete no mercado de trabalho, Oliveira aproveitou o momento para dar dicas aos futuros jornalistas, uma delas essencial para toda a carreira. “Tenham fontes. Não esqueçam que fonte é tudo, por isso aconselho a nunca perder o hábito de ter uma agenda, elas será a ‘galinha dos ovos de ouro’ e uma hora sempre será preciso entrar em contato com um profissional sobre determinado assunto”, diz Luís, que ainda complementa.

“Me senti honrado em poder contribuir com o sonho desses jovens que estão saindo do banco da faculdade para o mercado de trabalho. É muito positivo para mim, tanto como pessoa como profissional. Além disto, o tema que eu discursei com a jornalista Victória Sales é muito pertinente, pois o jornalismo hoje em dia é isso, instantaneidade, quando uma notícia é encontrada na palma da sua mão. Quero agradecer a todos e espero que os alunos tenham tirado bom proveito”, agradeceu o jornalista.

Os jornalistas Victória Sales e Luís Henrique Oliveira (Elias Mariano)

Realidade

A repórter Victória Sales, 23 anos, também participou do workshop ao lado de Luís Oliveira. Apesar de jovem, a amazonense está há quatro anos exercendo a profissão. Durante a transmissão online, Sales enfatizou fatores primordiais no fazer jornalístico: como apuração, compromisso com a verdade e ouvir sempre todas as partes envolvidas da notícia.

“Participar da Semana de Jornalismo da Ufam foi uma grande conquista como jornalista. Nossa rotina é muito maluca e poder contribuir com pessoas que estão saindo dessa parte mais técnica e ir para a realidade é sempre muito gratificante. Nós estamos aqui aprendendo diariamente para repassar tudo isso para quem está vindo atrás. Além de tudo, o assunto é extremamente importante para o formato em que vivemos, que é a notícia de forma instantânea”, pontuou ela.

TV Web

No workshop com o tema “O avanço da TV Web”, o jornalista e editor da TV WEB CENARIUM Gabriel Abreu falou sobre esse novo formato de distribuição digital de conteúdo televisivo por meio da Internet. Abreu ressaltou o avanço da tecnologia e a necessidade das emissoras de TV se reformularem, dispondo, para os telespectadores, um conteúdo acessível e instantâneo.

“Hoje em dia o jornalismo está se reinventando na pandemia, de certa forma, intensificou esse desafio para TV em trazer tudo em tempo real. Creio que esse novo formato trouxe muitas vantagens tanto para quem produz quanto para quem consome. E fico bem feliz em poder falar sobre o assunto que, inclusive, a CENARIUM tem conduzido muito bem”, ressaltou Abreu.

Os jornalistas Gabriel Abreu e Priscilla Peixoto (Reprodução/ Elias Mariano)

Impresso

Compondo o time de profissionais da CENARIUM que participou do segundo dia de programação do evento, a jornalista Márcia Guimarães, com 21 anos de experiência no mercado, compartilhou suas experiências adquiridas ao longo dos anos. Um dos pontos destacados pela editora executiva da edição impressa da Revista Cenarium foi o desafio em manter este formato em tempos de tecnologia. Márcia também destacou a importância em promover rodas de conversa sobre o ofício, que passa por um momento tão delicado no Brasil.

“É uma oportunidade, um espaço para a gente conversar sobre esse nosso ofício que é tão difícil e que vem sendo tão atacado, tanto aqui no Brasil, pela autoridade máxima do País que todos os dias desrespeita os profissionais, quanto em outros países, onde os jornalistas são calados à bala, mas que também é absolutamente necessário para o equilíbrio do estado democrático de direito. E me sinto grata e honrada pela chance de falar sobre a resistência do impresso na atualidade e sobre o trabalho que desempenhamos com muita dedicação para a produção da Revista Cenarium impressa”, finalizou a editora.

Ao final do dia, a programação online encerra com a participação da diretora executiva da CENARIUM, Paula Litaiff, e do social media Elias Mariano, na roda de conversa “Os dilemas da gestão e empreendedorismo”, a partir das 20h30. Além da plataforma Twitch, a roda de conversa será transmitida pela TV WEB CENARIUM no YouTube.

Assista a Semana de Jornalismo da Ufam na íntegra: