Cerimônia marca início da imunização contra Covid-19 após chegada de vacinas no Amazonas

A vacinação está prevista para início nesta terça-feira, 19. (Reprodução/Facebook)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governo do Amazonas iniciou nesta segunda-feira, 18, a primeira fase da vacinação contra Covid-19. A cerimônia simbólica ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques com a presença do governador Wilson Lima (PSC) e demais autoridades do Estado.

De acordo com o governador, o Estado não tem medido esforços para encontrar soluções ao combate à Covid-19 no Amazonas. “Ainda continuamos em alerta em relação ao abastecimento de oxigênio nas nossas unidades hospitalares”, disse.

PUBLICIDADE

Lima prestou condolências às famílias das vítimas por Covid-19. “A nossa luta nos últimos dias tem sido árdua, os casos de Covid têm aumentado no Estado do Amazonas de uma maneira excepcional. Nós já conseguimos encontrar uma estabilidade na capital e ainda continuamos trabalhando para que o interior possa ser atendido”, concluiu.

A vacinação foi iniciada com a imunização de três profissionais da saúde, sendo uma indígena e duas pessoas das categorias prioritárias da primeira fase da imunização. A profissional de saúde e indígena Vanda Ortega agradeceu e pediu apoio para a comunidade indígena Parque das Tribos, que foi muito afetada com a segunda onda da Covid-19.

“Nossos povos são muito negados por esse sistema, nós queremos que, neste momento histórico, essa vacina chegue para nossos povos na cidade também, isso é uma luta do nosso movimento indígena”, diz.

Vacina

As primeiras doses da Coronavac, a vacina contra Covid-19, estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS) a todo País e já chegaram a Manaus. O Estado contará com 256 mil doses do imunizante para aplicação no grupo prioritário da população.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a liberação de 6 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã. “A liberação do uso emergencial é um marco histórico para o País. É o primeiro passo para a maior campanha de vacinação no mundo. Ainda nesta semana, passaremos para o segundo colocado no mundo (em vacinação)”, afirmou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.