Cetam oferta mais de 11 mil vagas em cursos de qualificação profissional no AM
Por: Ana Pastana
04 de julho de 2025
MANAUS (AM) – O novo edital da 2ª etapa de ofertas de cursos de qualificação profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) foi publicado, nesta sexta-feira, 4, e assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União), na unidade Galiléia, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. Nessa nova etapa, serão ofertadas 11.024 mil vagas em cursos gratuitos tanto na capital quanto no interior do Estado.
Mais de 100 cursos serão oferecidos a 61 municípios do Amazonas. Segundo Lima, os cursos são implementados de acordo com as demandas da comunidade e da região como confeiteira, costureira, ornamentação, manicure, e nesse novo edição, atendendo a um pedido da Federação Amazonense de Futebol (FAF), o curso inédito de árbitro de futebol vai ser oferecido à população.
São ofertadas capacitações como Reparador de Aparelhos Celulares, CorelDraw e Photoshop, Eletricista Instalador Predial, Avicultura Caipira, Horticultor Orgânico, Cozinheiro Funcional Fitness, além de formações voltadas à inclusão, como Agente de Inclusão para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Formação em Terapia Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
“A gente acredita que a educação profissional é o caminho mais curto para você transformar uma comunidade, a educação profissional abre portas. O que mais nos motiva aqui é a possibilidade de um jovem se formar aqui e ir em busca do primeiro emprego, de uma mãe empreender, de um pai ter uma nova chance então isso aqui é disruptivo. E tudo isso, alinhado com as demandas da comunidade, alinhado com as demandas do mercado“, afirmou o governador.

Ainda segundo o governador, desde 2019 já foram ofertados mais de 1 milhão de vagas no Amazonas distribuídos entre 500 cursos em diferentes áreas de atuação, que são disponibilizadas de acordo com a demanda como por exemplo, no município de Iranduba, no interior do Estado, foi ofertado o curso de soldador para que a população daquela região pudesse estar apta para colaborar com o estaleiro localizado no município.
“A gente tem tido uma preocupação muito grande em fazer com que o interior também tenha as serviços que são disponibilizados na capital e a formação profissional ela é fundamental para que a gente possa mudar essa realidade. E a gente tem tido um zelo muito grande de primeiro escultar a comunidade para que os cursos que sejam implementados lá [na região] sejam voltados à realidade dessa comunidade. Como é o caso lá do município de Iranduba (AM) em que, para um estaleiro, nós montamos um curso do Cetam para formar, inclusive, 40 mulheres soldadoras, para atuarem no estaleiro“, declarou Wilson Lima.

A previsão é de que no próximo edital seja incluindo o curso de Inteligência Artificial (IA). Ainda não há data prevista para o lançamento. Além da nova modalidade, o governo do Estado, junto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Cetam estão buscando parceria com a Potássio do Brasil para futuramente oferecerem cursos na área de mineração.
As novas unidades contam com infraestrutura moderna, incluindo laboratórios da Indústria 4.0, bibliotecas atualizadas e malha digital com internet via satélite, garantindo conectividade para alunos e professores nos 61 municípios do interior.
As inscrição começam na próxima terça-feira, 8, a partir das 7h até o dia 9 deste mês, por meio do site: cetam.am.gov.br. No portal é possível ter acesso aos cursos oferecidos em cada região, assim como o número de vagas disponível e mais informações.