Chega a 42.540 número de indígenas infectados pela Covid-19; Amazonas é o Estado mais afetado

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O número de indígenas infectados pela Covid-19 no Brasil chegou a 42.540 nessa segunda-feira, 21, sendo 897 mortes ocasionadas em decorrência do novo Coronavírus. Os dados são da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e representam o total de casos informados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do governo federal e apurados pelo Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena.

No total, são 161 povos indígenas afetados. O primeiro caso confirmado de contaminação por Covid-19 entre indígenas no Brasil foi registrado no dia 25 de março deste ano, quando uma jovem da etnia Kokama, de 20 anos, foi diagnosticada com a doença.

PUBLICIDADE
https://emergenciaindigena.apiboficial.org/dados_covid19/#explore

A jovem é moradora da aldeia São José, no município do interior do Amazonas, Santo Antônio do Içá (a cerca de 250 quilômetros da fronteira com a Colômbia) e foi contaminada por um médico que fazia viagem de São Paulo ao município a serviço da Sesai e que estava infectado com o vírus.

De acordo com os dados da Apib, atualizados nesta segunda, os povos indígenas da etnia Xavante, Kokama, Terena e Guajajara são os mais impactados com a Covid-19, registrando até o momento, respetivamente, 68, 58, 56 e 37, o número total de mortes.

Amazonas

O Amazonas é o Estado com o maior número de casos do novo Coronavírus no País, com 19.471 mil infectados, entre aldeados e não aldeados, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Os dados da FVS-AM não levam em conta indígenas aldeados, ao contrário da Sesai. Entre os indígenas não aldeados, consolidados pela FVS, estão contabilizados 12.406 casos confirmados da doença, sendo que 369 estão hospitalizados e 184 vieram a óbito até o momento.

Entre os aldeados, conforme os dados da Sesai, já foram confirmadas 7.095 infecções pelo novo Coronavírus, sendo que 355 estão infectados atualmente e 87 morreram em decorrência da Covid-19.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.