Cidade aparece empatado tecnicamente com David em nova pesquisa


Por: Ana Pastana

24 de setembro de 2024
Cidade aparece empatado tecnicamente com David em nova pesquisa
O candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB) (à esq.) e o atual prefeito, David Almeida (Avante) (à dir.) (Composição: Weslley Santos /Revista Cenarium)

MANAUS (AM) – Os candidatos à Prefeitura de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) e David Almeida (Avante) aparecem tecnicamente empatados na disputa de intenção de votos para o segundo turno das eleições municipais 2024, de acordo com pesquisa espontânea do Instituto Real Time Big Data, divulgada nessa segunda-feira, 23. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa espontânea é quando o entrevistado cita o candidato sem o pesquisador apresentar nomes. Segundo os dados do instituto, Almeida aparece com 20% das intenções de votos e Cidade está com 15%. O candidato do Cidadania, deputado federal Amom Mandel, surge na terceira posição com 12%, tecnicamente empatado com Roberto Cidade.

Pesquisa espontânea de intenção de votos à Prefeitura de Manaus (Reprodução)

Já na pesquisa estimulada — quando é apresentado para o entrevistado uma lista com o nome dos candidatos — o prefeito David Almeida lidera a disputa de intenções de votos com 32%. Roberto Cidade e Amom Mandel aparecem com 22% e 16%, respectivamente.

Pesquisa de intenção de votos à Prefeitura de Manaus (Reprodução)

Os entrevistados também responderam sobre a certeza do voto, onde 24% disseram que irão votar no prefeito David Almeida e 36% responderam que possivelmente possam votar no candidato à reeleição. Outros 36% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Almeida e 4% que não o conhecem o suficiente para opinar.

Na mesma pesquisa, 15% dos entrevistados afirmaram que irão votar com certeza em Roberto Cidade e 41% afirmaram que podem votar no candidato. Já 32% afirmaram que não votariam em Cidade e 12% não o conhecem o suficiente para opinar.

Em outro cenário, 13% afirmaram que irão votar em Amom Mandel e 43% afirmaram que poderiam votar no candidato. Os que não votariam no deputado foram 36%, e 8% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.

Registrada sob o número AM–01611/2024, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de setembro, com mil entrevistas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.