Cidade de Mato Grosso registra maior tremor de terra do País em abril
26 de abril de 2024

Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium
CUIABÁ (MT) – O Centro de Sismologia, da Universidade São Paulo (USP), registrou que houve tremor de terra no município de Ribeirão Cascalheira (a 893 quilômetros de Cuiabá), de magnitude 3.2, na Escala Richter (mR). O registro ocorreu na quarta-feira, 24, e foi o maior no Brasil em abril.
O município fica na região Nordeste do Estado, tem uma população de cerca de 10 mil habitantes e uma área de pouco mais de 11 mil quilômetros quadrados (km²), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Centro de Sismologia também registrou tremores em três cidades de Minas Gerais. São elas: Lagoa Santa (2.8), Matozinhos (1.9) e Pains (2.8). Os registros ocorreram entre 11 a 22 deste mês.
Apesar de ter sido o maior registrado neste mês pelo Centro, o valor de magnitude ainda pode ter sido pouco sentido pela população. Como foi o caso de uma funcionária de um hotel da cidade, ouvida pela reportagem, que disse que não sentiu grande tremor nesta semana.
Segundo o Centro de Sismologia, tremores de magnitude 2 e 3 ocorrem todas as semanas no Brasil. Para que danos possam começar a ser percebidos, os tremores devem ser de magnitude a partir de 3.5.
Maior tremor neste ano
O tremor mais forte no mundo registrado neste ano foi de magnitude 7,5 e ocorreu na costa leste de Taiwan, no dia 3 de abril. Conforme o Centro, ele foi causado por interações entre as placas do Mar das Filipinas e da Eurásia, num processo chamado de subducção – quando uma placa é empurrada por debaixo da outra.
O fenômeno deixou pelo menos 10 pessoas mortas e centenas de pessoas feridas. Esse foi o tremor mais forte do país em pelo menos 25 anos. A cidade de Hualien, próxima ao epicentro do terremoto, registrou o tombamento de prédios e diversos escorregamentos de terra.