Cidade ultrapassa Alberto Neto e segue em alta pela Prefeitura de Manaus

Roberto Cidade, Alberto Neto, David Almeida e Amom Mandel (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), ultrapassou o deputado federal Alberto Neto (PL) na disputa pela Prefeitura de Manaus, indicou o Instituto Action Pesquisas de Mercado, nesta terça-feira, 25, mostrando Cidade com 12,9% contra 10,4% de Alberto.

A curva crescente das intenções de votos sobre Roberto Cidade tem como parâmetro os dados divulgados, hoje, pela empresa Action Atual comparados aos números divulgados pela Paraná Pesquisas, em 16 de abril deste ano. Na época, Cidade tinha 7,6% e Alberto Neto 11,5% das intenções dos eleitores.

Pesquisa estimulada do Paraná Pesquisas, divulgada em abril (Reprodução)

A pesquisa da Action, registrada no TRE-AM sob o número AM-05195/2024, testou os nomes dos pré-candidatos que se colocaram à disposição do eleitorado até o momento. Além dos dois já citados, aparecem na disputa David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Maria do Carmo (Novo).

PUBLICIDADE

Roberto Cidade (12,9%) aparece à frente de quatro candidatos na pesquisa com resposta estimulada, quando os entrevistadores apresentam uma lista com o nome dos candidatos: Alberto Neto (10,4%); Marcelo Ramos (6,1%); Wilker Barreto (1,9%); Maria do Carmo (1,8%); votos brancos/nulos (6,6%); e não sabem (2,9%). No primeiro e segundo lugar, respectivamente, estão David Almeida (32,3%) e Amom Mandel (25,1%).

Ranking de intenções de votos do eleitorado em Manaus (Reprodução/Action)

Na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores não apresentam uma lista com o nome dos candidatos, Cidade (4,7%) também aparece na frente de Alberto Neto (3,8%); Marcelo Ramos (1,4%); Maria do Carmo (0,4%); Wilker Barreto (0,1%); outros (1,1%); brancos/nulos (5,4%); e não sabem (51,4%). David Almeida (20,4%) e Amom Mandel (11,4%), estão nos primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Ranking de intenções de votos do eleitorado em Manaus (Reprodução/Action)

O analista político Afrânio Soares, do Instituto Action, considera a performance de Roberto Cidade interessante. “No caso do Roberto Cidade e do Amom, a performance deles, a meu ver, está bem interessante porque o Amom já está em campanha há muito tempo, desde o ano passado, e o Roberto Cidade está há menos tempo, desde, vamos colocar, outubro do ano passado (…) se ele continuar subindo, alguém vai ter que descer, então ele pode estar disputando uma vaga no segundo turno, é perfeitamente razoável acreditar nisso“, considerou.

A pesquisa ouviu, entre os dias 17 e 20 de junho deste ano, 1.250 eleitores de Manaus, todos residentes na cidade, com 16 anos ou mais. O nível de confiança foi de 95% e o erro amostral é de 2,77% para mais ou menos.

Rejeição

O estudo da Action ainda destacou que o deputado estadual Roberto Cidade é o pré-candidato menos rejeitado. Dos sete nomes colocados na pesquisa, Cidade obteve somente 7,4% dos eleitores que disseram não à sua pré-candidatura. Na amostragem, os entrevistados tinham direito de rejeitar dois nomes.

Ranking de rejeição do eleitorado em Manaus (Reprodução/Action)

Na primeira rejeição, Roberto Cidade obteve 3,4% e na segunda o percentual de 4%. O ex-deputado federal petista, Marcelo Ramos, lidera a rejeição com 31,7%. “A rejeição de Marcelo Ramos é uma rejeição muito mais ideológica, aquela que vem da direita pra esquerda, ou seja, pessoas que são simpáticas à direita, ao [Jair] Bolsonaro, rejeitam pessoas que são ligadas à Lula, que é o caso do Marcelo. E por essa razão, penso que é por isso que ele foi o mais rejeitado“, explicou Afrânio.

Ipen

O Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) divulgou, nessa segunda-feira, 24, a quarta pesquisa encomendada por um grupo de portais de notícias do Amazonas, mostrando também que Roberto Cidade já assumiu isoladamente a terceira colocação.

De acordo com os dados do Ipen, no cenário estimulado, Roberto Cidade desbancou Alberto Neto e obteve 9,3% da preferência do eleitorado manauara. Se for considerada a margem de 3,09% para mais ou para menos, Cidade chega a 12,39%. Na última pesquisa do Ipen, divulgada em 15 de maio deste ano, Cidade obteve 8,7% e ocupava naquela época a quarta posição, enquanto Alberto Neto aparecia com 10,9%.

A pesquisa do Ipen foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº AM-08938/2024. Foram ouvidos 1 mil eleitores na cidade de Manaus entre os dias 10 e 19 de junho deste ano. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro de 3,09%.

Veja o documento na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.