Cinco dos oito municípios com menor letalidade pela Covid-19 no AM têm 100% de cobertura da Atenção Básica

Manaus foi citada como um exemplo de melhorias e ampliação dessa modalidade de Saúde (Reprodução/Internet)
Ana Carolina Barbosa – Para Revista Cenarium

MANAUS – Cinco dos oito municípios com as menores taxas de letalidade pela Covid-19 no Amazonas têm 100% de cobertura da Atenção Básica (AB) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), segundo dados de dezembro de 2020, do Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor), sistema vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Em 2020, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, apontou a importância desse tipo de abordagem no enfrentamento à pandemia, mencionando Manaus como um exemplo que necessitava de melhorias e ampliação nesse sentido.

Dados da cobertura básica de Saúde do município de Japurá (Reprodução/E-Gestor)

A capital tem a maior letalidade pela doença no Estado, chegando a 4,96%, índice superior à média do Amazonas (3,33%) e do Brasil (2,8%). A taxa de letalidade calcula o percentual de óbitos sobre o número de infectados pela Covid-19. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), emitido no último dia 21, as localidades com as menores taxas de letalidade durante a pandemia são: Atalaia do Norte (0,32%), Ipixuna (0,36%), Envira (0,42%), Anamã (0,51%), Canutama (0,60%), Eirunepé (0,67%), Amaturá (0,72%) e Japurá (),78%).

Dados da cobertura básica de Saúde do município de Canutama (Reprodução/E-Gestor)

Dessas, Japurá, Canutama, Anamã, Envira e Atalaia do Norte têm 100% de cobertura, tanto na AB, quanto na ESF. Amaturá, Eirunepé e Ipixuna têm 89,72%, 88,03% e 69,72% de cobertura em ambos os indicadores, respectivamente, aponta o e-Gestor. Segundo a Opas, municípios com maior cobertura da Atenção Básica, têm apresentado melhor desempenho na pandemia, com menores percentuais de óbitos pela Covid-19 e também de casos graves.

PUBLICIDADE
Dados da cobertura básica de Saúde do município de Anamã (Reprodução/E-Gestor)

A tese foi reforçada, à época, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). No caso de Manaus, que apresenta deficiência nessa área, o número de mortes pela Covid-19 representa 68,9% do total no Estado, somando 9.118 de um universo de 13.226 mortes na pandemia. O número é superior ao percentual populacional.

Dados da cobertura básica de Saúde do município de Envira (Reprodução/E-Gestor)

Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 2.219.580 habitantes de Manaus representam 52,7% da população do Amazonas, que totaliza 4.207.714. A Estratégia Saúde da Família atua, por exemplo, na prevenção às doenças crônicas, promovendo, ainda, o acompanhamento dos portadores das chamadas comorbidades, tais como diabetes e hipertensão arterial, entre outras.

Dados da cobertura básica de Saúde do município de Atalaia do Norte (Reprodução/E-Gestor)

Quanto menos comorbidades o indivíduo apresentar, menores as chances de agravamento da Covid-19, salvo algumas exceções. Cientistas afirmam que as comorbidades têm influência direta no desenvolvimento de quadros graves da doença e também estão relacionadas à grande parte dos óbitos.

De acordo com a OMS, 80% das pessoas com Covid-19 se recuperam sem precisar de tratamento hospitalar. Porém, uma em cada seis infectados fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. Pessoas com comorbidades têm maior risco de ficar gravemente doentes se contraírem o coronavírus. O diabetes, a doença renal crônica e as pneumopatias crônicas são as comorbidades com maior risco de hospitalizações e mortes em caso de Covid-19.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.