Cineasta inicia programação voltada a produções audiovisuais no interior do Amazonas

Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS (AM) – No próximo dia 18 de agosto, o município de Tefé (distante 522 km de Manaus) terá oficina gratuita focada em “Direção de Fotografia”. O local é o escolhido pelo cineasta amazonense Z Leão para o retorno das atividades voltadas ao cinema local. Serão quatro dias de aulas com o objetivo de aprimorar o cinema oferecendo conhecimento técnico aos profissionais de audiovisual local e universitários.

De acordo com Z Leão, as aulas serão divididas em duas turmas e atenderão o total de 30 pessoas. “O objetivo é aprimorar o que já tem sido feito nos últimos anos. A cidade vem realizando vários curtas e inclusive um longa-metragem através do Projeto Cinema e Identidade. Os interessados podem me procurar pela rede social Facebook, onde tiro as dúvidas sobre as incrições”, conta o cinesta.

Além das aulas teóricas, o curso também terá módulos práticos e, no final, de acordo com o responsável Z Leão, serão produzidos curtas-metragens pelos participantes do curso. O cineasta explica que por conta da pandemia as vagas foram reduzidas para segurança dos alunos.

“Para seguir todos os protocolos sanitários da Covid-19, as aulas presenciais serão para um público de 15 alunos por turma, para cumprir o distanciamento. O curso vai acontecer no Campus UEA de Tefé que é parceira. Em segurança todos vão poder colocar em prática os pontos abordados nas aulas preparadas e tirarão a maior quantidade de dúvidas possíveis”, ressalta Z Leão.

O Cine Cabocão faz parte da programação do cineasta (Reprodução/ Divulgação)

“Cine Cabocão”

Outra programação divulgada pelo cineasta é a realização da 3ª edição do “Cabocão Cine Festival”, festival de cinema voltado somente para filmes produzidos no interior do Estado do Amazonas. A realização do evento, segundo Leão, será no município de Itacoatiara (distante 175 km de Manaus), na primeira quinzena do mês de novembro.

A iniciativa cultural é em parceria com a prefeitura do município e com a produtora Pekena Filmes, que vai realizar oficinas de cinema em diversos municípios do Amazonas, como Barcelos, Anori, Codajás, Tefé, Manacapuru e própria sede do evento, Itacoatiara.

“Ao todo, serão 14 oficinas que levarão o conhecimento da sétima arte para mais de 300 futuros cineastas caboclos. Uma média de 40 curtas serão produzidos pelos alunos das oficinas, que atuarão como diretores, roteiristas, atores, atrizes, continuístas, produtores e câmeras dos seus próprios filmes. Para tudo isso conto com o suporte da coordenadora Priscilla Peixoto e da produtora Claudilene Siqueira”, diz Z Leão.

Os filmes participaram de um seleção para escolha dos curtas que irão ser exibidos no festival. Ele revela também que neste ano o 3°Cabocão Cine Festival fará premiação em várias categorias como: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor ator e melhor atriz.

Além de serem exibidos em Itacoatiara nas escolas estaduais e municipais e em espaços culturais, o “Cabocão Cine Festival” também será exibido no canal Amazon Sat, TV Encontro das Águas, na Tv Ufam e via online, canal Cine Cabocão, no YouTube.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO