Círio de Nazaré: Lula e Janja participam de romaria fluvial em Belém
Por: Fabyo Cruz
12 de outubro de 2024
BELÉM (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva, participam, na manhã deste sábado, 12, do Círio Fluvial, uma das mais importantes celebrações do Círio de Nazaré em Belém. O casal recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em mãos, às 8h30, simbolizando o início da procissão nas águas.

A romaria partiu do Trapiche do Distrito de Icoaraci, em direção à Escadinha da Estação das Docas. A imagem da santa foi transportada no navio Garnier Sampaio, responsável por também fazer a organização e controle de toda a Romaria Fluvial, que deve ter duração de duas horas.
A procissão vai envolver 50 mil pessoas e pouco mais de 400 embarcações. O percurso estimado são 10 milhas marítimas, em torno de 18,500 quilômetros.

A procissão fluvial está entre as mais belas romarias da programação do Círio. A embarcação da Marinha do Brasil leva a Imagem Peregrina em um nicho, seguida por centenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos. Em muitas delas é celebrada a santa missa, com momentos de espiritualidade e muito louvor. A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo em 1986.

Na chegada, na escadinha (Praça Pedro Teixeira), a imagem é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar do Pará (PM/PA), fato que se repete desde 1999, motivado pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa honraria.