Cola de contato sem cheiro é um dos avanços para o Dia do Meio Ambiente

Adesivo Afix Green, da Artecola Química, atende desejo do consumidor por vida sustentável (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

A Sustentabilidade está na cabeça do consumidor brasileiro. Dados de 2019 do Instituto Akatu mostram que está ocorrendo uma busca por um estilo de vida mais saudável e sustentável, e que a proteção ao meio ambiente influencia a intenção de compra. Focada em valores sustentáveis, a Artecola Química está alinhada a esta visão do consumidor e lançou a linha Afix Green, uma cola de contato extraforte sem solvente, desenvolvida a partir da nanotecnologia.

‘É um produto revolucionário, que nasce com o objetivo de ser uma opção viável do ponto de vista econômico e de performance, além de um forte conceito sustentável, por isso fazemos questão de destacá-lo nesta semana do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de Junho’, ressalta Cássia Lago, Gerente do Mercado Consumo.

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A nova linha – especial para colagem de madeira, mas aplicável também em fórmica, PVC, borracha, cortiça, couro e carpete – expressa o conceito da Artecola Química em relação à sustentabilidade e à preservação ambiental. Ao eliminar o solvente da formulação, a empresa reduz o uso de matérias primas de fonte não renovável (petróleo) e beneficia os profissionais que atuam no setor (não tem cheiro e não libera vapores, dispensando o uso de EPIs).

O adesivo também gera economia e ganho ambiental, pois apresenta performance muito superior de colagem. Com isso, rende duas vezes mais, ou seja, cola o dobro de peças se comparado com a mesma quantidade de um adesivo tradicional. ‘É possível usar 50% menos adesivo para colocar as peças e o resultado é ainda melhor’, enfatiza Cássia

Vale destacar que a Visão Sustentável é trabalhada na Artecola desde antes mesmo do termo Sustentabilidade se tornar conhecido. A empresa foi pioneira no lançamento de adesivos à base d´água, nos anos 90, e busca o desempenho ecoeficiente em seus produtos há mais de 30 anos, sempre introduzindo tecnologias para diminuir o impacto ambiental.

ECONOMIA CIRCULAR – Com a linha Afix Green, mais uma vez a Artecola sai na frente, evoluindo agora para práticas da Economia Circular. A proposta é repensar os ciclos de produtos, passando do modelo linear de ‘extrair, transformar, consumir e descartar’ para atingir um padrão que elimina resíduos e poluição desde o princípio. ‘O Afix Green chega com esse perfil, reforçando nossa postura de pensar além da qualidade do produto. Queremos sempre produzir de maneira consciente e gerar menos resíduos em toda a cadeia, dentro dos três pilares da Sustentabilidade: Econômico, Social e Ambiental’, enfatiza Cássia.

VÍDEO E APRESENTAÇÕES – Para esclarecer dúvidas sobre o novo adesivo, um vídeo explicativo sobre a forma de aplicação e as vantagens do produto já está disponível (www.youtube.com/useafix). A Artecola também promoveu, no dia 1º de junho, a primeira live para treinamento sobre a linha Afix Green, em parceria com a Casa do MDF, de Santa Catarina, e a Rede SIM. Outras atividades semelhantes já estão sendo programadas. ‘Nosso objetivo é gerar conteúdos relevantes para o segmento, contribuindo de maneira sustentável para a produção de marceneiros e empresas moveleiras’, diz Cássia. A nova linha é oferecida em fracos de 250g, 500g e 1kg, e em baldes de 2,8kg, 5kg e 10kg.

O negócio Consumo é uma das três frentes de atuação da Artecola Química (ao lado de Indústria e Extrusão). Neste segmento está a Afix, criada em 2009. A marca é a solução prática e funcional em silicones, selantes, espumas de PU, adesivos hot melt, limpadores, adesivos instantâneos e colas brancas. Suas linhas de produtos estão direcionadas a profissionais e consumidores finais, especialmente dos setores de marcenaria e construção civil, e podem ser encontradas em revendas moveleiras, ferragens e lojas de materiais para construção. Mais informações: www.artecolaquimica.com.br e mídias sociais da empresa.

(*) Com informações da Agência Estado

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