Colégio Militar de Manaus abre processo seletivo para ingresso de alunos em 2021

Vanessa Taveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Exército Brasileiro (EB) abriu nesta terça-feira, 8, as inscrições para o Concurso de Admissão (CA) dos Colégios Militares do Brasil. No período de 8 de setembro a 2 de outubro de 2020. Com vagas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, os interessados podem se inscrever no site do colégio escolhido entre as 14 cidades disponíveis.

As vagas estão distribuídas entre as capitais do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Santa Maria, Belém e São Paulo.

PUBLICIDADE

No último dia, as inscrições, realizadas pela internet, deverão ser encerradas, impreterivelmente, às 23h59, segundo o fuso horário onde estiver sediado o CM. Os candidatos deverão verificar na página eletrônica do Colégio Militar, a partir do 5º dia útil subsequente ao pagamento da taxa de inscrição, se esta foi confirmada.

Exigências

Para o ingresso no Colégio Militar o candidato precisa cumprir as seguintes exigências: ser brasileiro; ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM); estar enquadrado nos seguintes limites de idade: para 6º ano/EF ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Já para o 1º ano/EM: ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM; ser portador de documento oficial de identificação com foto recente, com o máximo de 2 (dois) anos de expedição e ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Orientações

Competirá ao comandante do CM o deferimento ou indeferimento das inscrições requeridas. Constituem causas de indeferimento da inscrição: contrariar quaisquer dos requisitos exigidos ao candidato; deixar de apresentar quaisquer dos documentos necessários à inscrição, ou apresentá-los com irregularidades, tais como rasuras, emendas, nomes ilegíveis, falta de assinatura ou dados incompletos ou não ter efetivado o pagamento da taxa de inscrição, por qualquer motivo, até a data prevista no “Manual do Candidato”.

O Exame Intelectual (EI) constará de prova escrita, a ser realizada em data única, previsto no Calendário Anual do Concurso de Admissão (CA), nos locais e horários previstos no “Manual do Candidato” de cada CM, e aplicado a todos os candidatos inscritos. Os componentes do exame serão Matemática e Língua Portuguesa (questões objetivas – itens de múltipla escolha); e Produção de Texto (Redação).

Provas

A prova terá duração máxima de quatro (4) horas e 30 minutos. Serão considerados aptos a prosseguirem no Concurso de Admissão os candidatos que obtiverem, no mínimo, cinquenta por cento (50%) dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa.

O candidato deverá comparecer ao local designado para realizar a prova apresentando seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), seu comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e documento de identidade oficial com foto recente.

Os portões de acesso aos locais do EI serão fechados 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o início da prova, conforme previsto no “Manual do Candidato” de cada CM. A partir desse momento, não mais será permitida a entrada de candidatos para realizarem a prova.

Resultados

Será divulgado um resultado parcial do Exame Intelectual, por CM, contendo a nota parcial do EI (NP/EI) a ser composta pela média aritmética entre a Nota de Matemática (NM) e a Nota de Língua Portuguesa (NLP). O resultado parcial indicará a classificação dos candidatos com os seguintes pareceres: habilitado para a correção da redação; não habilitado para a correção da redação ou reprovado.

Só serão corrigidas as redações dos candidatos aptos nas provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa, ou seja, que obtiverem, no mínimo, cinquenta por cento (50%) dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas, e que estejam classificados na faixa de pontuação até três vezes o número de vagas ofertadas por CM.

Para o preenchimento dos cartões ou folhas de respostas, o candidato somente deverá utilizar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os prejuízos advindos de marcações incorretas ou sinais de identificação nos cartões e/ou folhas de respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.