Coletivo Feminista ‘As Amazonas’ realiza encontro híbrido sobre lutas das mulheres da Amazônia


31 de março de 2022
Coletivo Feminista ‘As Amazonas’ realiza encontro híbrido sobre lutas das mulheres da Amazônia
O evento aborda temas sobre as lutas das mulheres da Amazônia (Divulgação)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – Nesta sexta-feira, 1, e sábado, 2, o coletivo Feminista ‘As Amazonas’ realiza o 2º Encontro de Mulheres AS AMAZONAS: Raça, corpo, saberes e luta do feminismo amazônico. O evento aborda temas sobre as lutas das mulheres da Amazônia.

Para a REVISTA CENARIUM, uma das organizadoras do evento, Ana Vitória, explica que será um momento de levantar vozes, organizar e partilhar a luta das mulheres e do feminismo amazônico.

“Discutiremos nossas lutas e, principalmente, os meios que encontramos para lidar com os desafios oriundos do machismo e racismo estrutural. Partilhar juntas da construção diária da resistência feminina amazônica, que é tão diversa como a nossa floresta”, disse Ana.

Para isso, o Coletivo convida todas as mulheres para um momento de construção de diálogos acerca da pluralidade dos femininos amazônicos, da violência de gênero e da importância das mulheres nos espaços políticos e de poder no País. “Juntas queremos demarcar nossas vozes e pontuar questões inerentes às nossas realidades”, completa.

“Assim como nossas ancestrais, somos mulheres que questionam o patriarcado, reivindicando justiça social, étnica e de gênero. Somos oriundas da grande mãe Manaó, mulheres que aprenderam a transgredir e que reivindicam os protagonismos de suas próprias histórias”, defende a organizadora.

Participações

Ana explica que o objetivo é que ‘As Amazonas’ criem cada vez mais raízes. “O encontro é para jogar cada vez mais sementes, que As Amazonas seja um coletivo que acolhe mulheres de todas as gerações para se fortalecer e se ampliar futuramente”, disse.

O Encontro contará com rodas de conversas e mesas de diálogo e será realizado de forma híbrida, sendo o primeiro dia de evento virtual e o segundo de forma presencial no Centro do Empreendedor Indígena Yande Muraki.

Participarão do evento, a secretária Nacional de Mulheres do PT e idealizadora do Coletivo As Amazonas, Anne Moura; a jornalista e Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Ufam, Ivânia Ribeiro; a ativista do Instituto Feminismos, Keully Leal; a pesquisadora, mestranda, ativista e coordenadora da Rede de Articulação de Juventudes-Repam/RO, Jama Wapichama; dentre outras.

Programação:

1º Dia: Online – 18h00 às 20h00

ABERTURA: Raça, corpo, saberes e a luta do feminismo amazônico.

Mediação: Anne Moura – Secretária Nacional de Mulheres do PT e idealizadora do Coletivo As Amazonas

Convidadas:

Keully Leal – Ativista do Instituto Feminismos

Ivania Ribeiro – Jornalista e Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Ufam

Jama Wapichana – Pesquisadora, Mestranda, Ativista e Coordenadora da Rede de Articulação de Juventudes-Repam/RO

2º Dia: Sede de Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Manaus

Endereço: Avenida Constantino Nery, 1029.

Mesa 1: A comunicação pelo olhar das mulheres.

Horário: 10h00 às 12h00

Mesa 2: A Economia Feminista e os desafios das mulheres que trabalham para resistir e existir.

Horário: 14h00 às 15h00

Mesa 3: Mobilizando as estruturas sociais, empoderar para ocupar.

Horário: 15h00 às 16h40

Mesa 4: Cultura e Democracia transformando a sociedade.

Horário: 18h00 às 19h30

Momento Cultural: 20h00 ás 21h00

Sarau

Intervenção Artística

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.