Com 68% de acessos no País, Norte é a região que mais procura música e podcasts, diz pesquisa

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Uma pesquisa elaborada pela Deezer* com a participação de 2 mil brasileiros de todas as cinco macrorregiões do país, aponta que 68,2% dos nortistas buscam por conteúdos de positividade, que somem em matéria de alegria e bem estar. Entre os mais procurados, estão as músicas e os podcasts de auto-ajuda.

Na contramão dos números positivos cerca 12,5% dos moradores do norte estão depressivos por conta do isolamento, forçado pela pandemia do novo Coronavírus. O mesmo percentual referente aos depressivos, se repete para ilustrar o sentimento de tristeza na playlist dos nortistas.

PUBLICIDADE

Para completar 38,6% dos entrevistados dizem estar ansiosos, em função do quadro pandêmico, que se agravou nos Estados do Amazonas e Pará, por exemplo. Em segundo lugar no número de ansiosos vem o Nordeste com 37,9%.

Otimismo

Apesar de estarem na escala de ‘depressivos e tristes’ os nortistas ocupam a outra ponta da pesquisa: Estão em segundo lugar como os mais otimistas, somando 20,04%, atrás apenas do Centro-Oeste com 20,8%.

Dentro do contexto a pesquisa ainda apontou que apesar de duramente atacada, em tempos de acirramento político, a arte é um recurso humano capaz de depurar os sentimentos.

Para 96,6% dos entrevistados do norte, curtir uma boa música ajuda a aliviar a tensão de período pandêmico. Razão pelo qual buscaram à arte durante a quarentena.

Podcasts e audiobooks

E como o tempo “andou devagar” por conta da crise sanitária, os habitantes do Brasil setentrional aproveitaram para experimentar nas plataformas digitais. Audiobooks foram visitados pela primeira vez por 53,4% dos entrevistados. Já os podcasts foram a preferência de 55,7% dos pesquisados.

Em ambos os quadros, a Região Nordeste ficou atrás apenas da Região Norte, com 53,4% e 55,7% das respostas, respectivamente.

Mesmo tendo em comum o uso da plataforma de streaming como elemento central, o arranjo sensorial proporcionado pelas buscas dos consumidores sofre variação.

Para 80,7% dos participantes, a música ajuda a melhorar o humor. Para outros 38,6% ela tem o papel de fazer com a pessoa não se sinta só. Já 18,2% declararam que ela combate a tristeza.  Os audiobooks, rádio e podcasts ajudam na distração de 33%, 34% e 30,7% dos participantes, respectivamente.

Plataforma

A Deezer conecta 16 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 56 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato aos mais diversos catálogos de streaming de música em qualquer dispositivo.

No mercado digital desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlin, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.