Com ausência de governador do AM, vice-governador e prefeito de Manaus recebem Lula


Por: Adrisa De Góes

09 de setembro de 2025
Com ausência de governador do AM, vice-governador e prefeito de Manaus recebem Lula
Ao centro da foto, da esquerda para a direita: o presidente Lula, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Sozua, e o prefeito de Manaus, David Almeida (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Com a ausência do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido, na manhã desta terça-feira, 9, em Manaus, pelo prefeito da cidade, David Almeida (Avante), e pelo vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), que são alinhados à base de Lula no Estado. A chegada ocorreu no Aeroporto Ponta Pelada, na Base Aérea de Manaus, Zona Sul. Wilson Lima deixou a capital nas primeiras horas do dia, por volta das 7h, para cumprir agenda oficial em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), no sul do Amazonas.

Em publicação nas redes sociais, o governador destacou entregas voltadas ao setor primário e social do município, além da assinatura de convênio para a segunda etapa de pavimentação do sistema viário local. Segundo programação da Presidência da República, Lula permanece na cidade até as 16h10, quando retorna a Brasília (DF).

Wilson Lima publicou fotos da visita ao município de Canutama (AM) (Reprodução/Redes Sociais)

A chegada de Lula foi registrada por David Almeida em foto publicada no Instagram. Conservador declarado, o prefeito apoiou Jair Bolsonaro na tentativa de reeleição em 2022, mas, após a derrota do ex-presidente, deixou de citá-lo publicamente. “Hoje, recebi o presidente da República no desembarque em Manaus, em agenda que marca a entrega de dois projetos estratégicos para a Amazônia”, escreveu Almeida.

Após a recepção, David e Tadeu seguiram para o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), no bairro Dom Pedro, Zona Oeste da capital amazonense, onde o presidente inaugura o prédio que reunirá a Polícia Federal (PF) e forças de segurança de países amazônicos no combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando na região.

David Almeida em evento oficial da Presidência da República (Clóvis Miranda/Semcom)

Lula chegou por volta das 10h30 à sede do CCPI Amazônia. As atividades do centro tiveram início em junho deste ano, com foco na repressão a crimes ambientais e outras práticas ilícitas. A primeira cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que também participam da solenidade desta terça-feira.

O centro passará a abrigar representantes das forças de segurança nacionais e internacionais, reunindo os nove Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima, Maranhão e Mato Grosso), além dos países que possuem o bioma em seu território: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, França (pela Guiana Francesa), Peru, Suriname e Venezuela.

Com investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, o CCPI Amazônia é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Agenda em Manaus

Além de inaugurar o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre outra agenda, nesta terça-feira, 9, ao lançar obras do Programa Norte Conectado, considerado um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da região.

Na ocasião, Lula também entrega o cabo subfluvial da Infovia 04, que interliga Boa Vista (RR) ao Amazonas, marco que representa um avanço nas obras de conexão das infovias. O programa tem como principal objetivo ampliar a conectividade na Amazônia, garantindo acesso à internet de alta velocidade e fortalecendo a integração regional.

Alinhamento

Em novembro do ano passado, o presidente Lula recebeu, em Brasília, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do vice-prefeito Renato Junior, dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na ocasião, Almeida destacou, nas redes sociais, a liberação de R$ 495 milhões pelo governo federal para investimentos em mobilidade urbana na capital amazonense. Na oportunidade, ele agradeceu ao presidente pelo apoio ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população.

Sabemos que o grande desafio das grandes cidades é a mobilidade urbana, e o presidente confirmou esse apoio para melhorias em Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida. O encontro foi registrado em fotos nas quais ele aparece de mãos dadas com Lula e o vice-prefeito Renato Junior.

Da esquerda para direita: David Almeida, Lula e Renato Junior (Ricardo Stuckert/PR)
Leia mais: Lula em Manaus: visita do presidente deve movimentar alianças para eleições

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.