7 de março de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os idosos de 70 anos ou mais que ainda não foram vacinados contra a Covid-19, em Manaus, passam a receber, a partir deste sábado, 20, visitas de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para serem orientados a receber o imunizante nos postos de saúde. A medida ocorre devido à baixa procura da vacina pelo grupo prioritário.

Na manhã de hoje, equipes de saúde da prefeitura de Manaus começaram a realizar uma “busca ativa” na Zona Sul. Os 12 postos de vacinação na cidade estão montados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas e clínicas da família vinculadas ao Distrito de Saúde Sul.

“Isso levou em conta, principalmente, o número de pessoas que estavam indo [aos postos] e, também, da possível dificuldade que algum idoso poderia estar tendo, em sendo um ponto possivelmente distante a sua residência”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira.

Visita

Segundo Marinélia, a medida facilita o trabalho de imunização de atender todos os idosos da região. Os que não podem ir aos postos de vacinação por conta de estarem acamados, receberão a vacina no momento da visita dos agentes comunitários. É necessário apresentar documento de identidade original com foto, além do CPF. Aqueles que estiverem com sintomas gripais não devem ser vacinados.

“Essa ação inicia pelo Distrito Sul neste sábado, permanece na segunda-feira, 22, e durante a semana também vai passar pelos outros distritos. Esses 12 pontos são unidades de conhecimento da comunidade, onde fizemos uma divulgação justamente para otimizar o acesso ao idoso”, salientou Marinélia.

Postos de Vacinação abertos neste sábado para vacinação exclusiva de idosos

Horário – 9h às 16h

UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 2.344 – Flores

Policlínica Castelo Branco – Rua do Comércio, s/nº – Parque 10

UBS Vicente Palocci – Avenida Apurinã, nº 259 – Praça 14 de Janeiro

UBS Santa Luzia – Rua Leopoldo Neves, s/nº – Santa Luzia

UBS Lúcio Flávio Vasconcelos Dias – Travessa Comandante Ferraz, nº 15 – Betânia

Clínica da Família Doutor Antônio Reis – Rua São Lázaro, s/nº – São Lázaro

UBS Frank Calderon – Rua Boa Esperança, s/nº – Crespo

UBS São Francisco – Rua Rodolfo Vale, s/nº – São Francisco

UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº – Petrópolis

UBS Japiim – Travessa Sauim, nº 70, Conjunto 31 de Março – Japiim

UBS Megumo Kado – Rua Inocêncio Araújo, nº 51 – Educandos

Clube de Mães do Morro da Liberdade, próximo à UBS – Rua D. Mimi, s/nº – Morro da Liberdade