Com centro de inteligência, AM terá monitoramento em tempo real na saúde
Por: Marcela Leiros
17 de julho de 2025
MANAUS (AM) – O Amazonas se integrou à Rede Nacional de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS, a Rede Cieges. A cerimônia de oficialização ocorreu nesta quinta-feira, 17, em Manaus (AM). No Estado, o Centro de Inteligência vai funcionar nas dependências da Fundação de Vigilância Em Saúde Do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na Zona Norte da capital amazonense.
A rede é formada pelos Cieges de todo o Brasil. Para a gestão estadual, a integração à rede representa um avanço na transformação digital e modernização da gestão pública da saúde, integrando dados da assistência e vigilância, em único local, como explicou a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, durante o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges, em Manaus.
“O Cieges traz uma gestão à vista no momento em que nós integramos a informação, conseguindo olhar todos os indicadores que mostram o perfil epidemiológico, como está funcionando a rede de saúde, tempo de espera, qual é a unidade de saúde que tem um movimento maior ou menor em determinado período. Temos também uma ferramenta que mostra, em tempo real, o número de acidentes de trânsito, que isso também ajuda num trabalho integrado com a Segurança Pública e com o Detran [Departamento de Trânsito]“, disse a secretária.

A Rede Cieges é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que integra todas as secretarias de saúde do País. A iniciativa apoia as gestões com base em dados, informações e indicadores de saúde, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente dos governos estaduais. Assim explicou a presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.
“Fortalecer a gestão através da transformação digital, a utilização de dados para transformar em informação, conhecimento, para que o gestão estadual possa administrar melhor a Secretaria de Saúde do Estado e, com isso, levar a melhoria do acesso do atendimento à população, a melhoria do cuidado, sempre pensando também nos seus trabalhadores, na capacitação, na valorização, no estímulo“, afirmou Tânia Mara.
A implantação do Cieges também inclui a capacitação de gestores e técnicos das instituições da rede estadual de saúde. O centro possui painéis direcionados à gestão e os que são abertos ao público, podendo ser consultado pela sociedade em geral, e será inaugurado nesta sexta-feira, 18.
5º Encontro Nacional da Rede Cieges
O Amazonas sedia, nesta quinta, 17, e sexta-feira, 18, o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), recebendo representantes do Ministério da Saúd e de mais 17 estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais.
A programação iniciou com a abertura oficial no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte da capital. A cerimônia contou com a participação do governador Wilson Lima (União Brasil), via videoconferência. Segundo o gestor, a integração à rede significa avançar em processos de modernização. Ele também falou da importância do encontro.

“Quero dar as boas-vindas a todos vocês ao nosso Estado, dizer da importância que é o Estado do Amazonas também fazer parte dessa rede, no sentido de avançar em processos de modernização, de melhor atendimento ao cidadão, de encurtar o tempo em que ele seja atendido, e que esse encontro possa trazer soluções, possa ser um momento de troca de experiências“, declarou Wilson Lima.
No primeiro dia acontece uma mesa magna com o tema “Transformação Digital e Inteligência Artificial em Saúde“, com participação da representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; e da secretária de Saúde do Ceará e presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.
Em seguida, ocorre a apresentação da Rede Cieges, conduzida por Sandro Terabe, e uma série de painéis com experiências regionais dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e da Tríplice Fronteira.
Na sexta-feira, o encontro segue com uma mesa sobre experiências nacionais, reunindo representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Também serão apresentados projetos com aplicação de inteligência artificial na saúde, com a participação das secretarias estaduais de Saúde do Piauí e Minas Gerais, além do Conass.
A programação inclui, ainda, uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações do Hospital Delphina Aziz. Os participantes também realizarão visitas à sede do Cieges-AM, na FVS-RCP.