Com centro de inteligência, AM terá monitoramento em tempo real na saúde


Por: Marcela Leiros

17 de julho de 2025
Com centro de inteligência, AM terá monitoramento em tempo real na saúde
Profissional da área de saúde do Amazonas acessa dados de monitoramento no Estado (Rodrigo Santos/SES-AM)

MANAUS (AM) – O Amazonas se integrou à Rede Nacional de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS, a Rede Cieges. A cerimônia de oficialização ocorreu nesta quinta-feira, 17, em Manaus (AM). No Estado, o Centro de Inteligência vai funcionar nas dependências da Fundação de Vigilância Em Saúde Do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na Zona Norte da capital amazonense.

A rede é formada pelos Cieges de todo o Brasil. Para a gestão estadual, a integração à rede representa um avanço na transformação digital e modernização da gestão pública da saúde, integrando dados da assistência e vigilância, em único local, como explicou a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, durante o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges, em Manaus.

“O Cieges traz uma gestão à vista no momento em que nós integramos a informação, conseguindo olhar todos os indicadores que mostram o perfil epidemiológico, como está funcionando a rede de saúde, tempo de espera, qual é a unidade de saúde que tem um movimento maior ou menor em determinado período. Temos também uma ferramenta que mostra, em tempo real, o número de acidentes de trânsito, que isso também ajuda num trabalho integrado com a Segurança Pública e com o Detran [Departamento de Trânsito]“, disse a secretária.

A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud; ao lado, a presidente do Conass, Tânia Mara Coelho (Ricardo Oliveira/Cenarium)

A Rede Cieges é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que integra todas as secretarias de saúde do País. A iniciativa apoia as gestões com base em dados, informações e indicadores de saúde, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente dos governos estaduais. Assim explicou a presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.

Fortalecer a gestão através da transformação digital, a utilização de dados para transformar em informação, conhecimento, para que o gestão estadual possa administrar melhor a Secretaria de Saúde do Estado e, com isso, levar a melhoria do acesso do atendimento à população, a melhoria do cuidado, sempre pensando também nos seus trabalhadores, na capacitação, na valorização, no estímulo“, afirmou Tânia Mara.

A implantação do Cieges também inclui a capacitação de gestores e técnicos das instituições da rede estadual de saúde. O centro possui painéis direcionados à gestão e os que são abertos ao público, podendo ser consultado pela sociedade em geral, e será inaugurado nesta sexta-feira, 18.

5º Encontro Nacional da Rede Cieges

O Amazonas sedia, nesta quinta, 17, e sexta-feira, 18, o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), recebendo representantes do Ministério da Saúd e de mais 17 estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais.

A programação iniciou com a abertura oficial no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte da capital. A cerimônia contou com a participação do governador Wilson Lima (União Brasil), via videoconferência. Segundo o gestor, a integração à rede significa avançar em processos de modernização. Ele também falou da importância do encontro.

Cerimônia de abertura do 5º Encontro Nacional da Rede Cieges (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Quero dar as boas-vindas a todos vocês ao nosso Estado, dizer da importância que é o Estado do Amazonas também fazer parte dessa rede, no sentido de avançar em processos de modernização, de melhor atendimento ao cidadão, de encurtar o tempo em que ele seja atendido, e que esse encontro possa trazer soluções, possa ser um momento de troca de experiências“, declarou Wilson Lima.

No primeiro dia acontece uma mesa magna com o tema “Transformação Digital e Inteligência Artificial em Saúde“, com participação da representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; e da secretária de Saúde do Ceará e presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.

Em seguida, ocorre a apresentação da Rede Cieges, conduzida por Sandro Terabe, e uma série de painéis com experiências regionais dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e da Tríplice Fronteira.

Na sexta-feira, o encontro segue com uma mesa sobre experiências nacionais, reunindo representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Também serão apresentados projetos com aplicação de inteligência artificial na saúde, com a participação das secretarias estaduais de Saúde do Piauí e Minas Gerais, além do Conass.

A programação inclui, ainda, uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações do Hospital Delphina Aziz. Os participantes também realizarão visitas à sede do Cieges-AM, na FVS-RCP.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.