Com cerca de mil inscritos, 3ª Semana da Enfermagem Segeam aborda temas voltados à qualidade assistencial

Entre minicursos e palestras, receberam destaque temas como Síndrome de Burnout; manejo no cuidado das hemorragias pós-parto (HPP) e nas práticas avançadas de enfermagem no serviço de emergência (Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – A 3ª Semana da Enfermagem Segeam, realizada entre os dias 16 e 20 de maio, no auditório da Universidade Paulista (UNIP) – Av. Mário Ypiranga Monteiro, Flores, zona Centro-Sul de Manaus, reuniu cerca de mil inscritos, para a atualização de temas diversos voltados à qualidade assistencial, pautados em protocolos nacionais e internacionais de boas práticas no setor da saúde.

“Envolver profissionais e acadêmicos nesse tipo de atividade, reforça a troca de experiências entre futuros colegas e garante que o atendimento lá da ponta, aquele que chega ao usuário do setor, seja padronizado e de excelência, tanto na rede SUS (Sistema Único de Saúde), quanto na privada”, explica Adriana Macedo, secretária executiva de Gestão de Pessoas, da Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas).

PUBLICIDADE

De acordo com ela, entre minicursos e palestras, receberam destaque temas como Síndrome de Burnout; manejo no cuidado das hemorragias pós-parto (HPP) e nas práticas avançadas de enfermagem no serviço de emergência; processo de cicatrização; desenvolvimento das habilidades socioemocionais; sutura e suporte básico de vida; prevenção aos eventos adversos; saúde mental, cuidado domiciliar; Síndrome Hipertensiva Específica na Gravidez (SHEG); manejo de estomias; urgências e emergências pediátricas e violência obstétrica.

“Atualmente, a Segeam tem um amplo leque de atuação em Manaus, prestando serviços altamente especializados na atividade-fim, o que nos levou a um vasto cronograma, que incluiu técnicas mais comuns à rotina da enfermagem, como a realização de suturas, até técnicas mais avançadas, como o manejos das estomias, que inclui, por exemplo, as colostomias, traqueostomias, urostomia, gastrostomia, procedimentos muito comuns, inseridos no cotidiano da enfermagem”, frisou Adriana Macedo.

III Semana da Enfermagem Segeam (Divulgação)

Zaira Pereira Lima, enfermeira e supervisora da Segeam na rede pública de saúde, participou das atividades e destacou que o cronograma reforça um processo evolutivo que vem de décadas dentro da área da enfermagem, sempre pautado em novas metas de qualidade. “A enfermagem foi rotulada no mundo como a arte do cuidar. E eu, enquanto profissional da área, procuro desenvolver isso com aperfeiçoamento contínuo, de modo a promover ao paciente que busca atendimento, uma assistência macro, considerando sua complexidade”, destacou.

Sobre a validação e implantação de protocolos pela Segeam, que abrange toda a equipe multidisciplinar da instituição, que hoje atua em unidades de saúde referenciadas em Manaus, a enfermeira destaca que as medidas são voltadas, especialmente, à segurança do paciente, seguindo critérios técnicos de conhecimento e habilidade.

A acadêmica de enfermagem do 7º período da Fametro (Faculdade Metropolitana de Manaus), Rafaela Alves de Freitas, participou da atividade e disse que a Semana da Enfermagem foi uma oportunidade de promover o conhecimento extraclasse.

“É muito importante para nós, acadêmicos, mas também para profissionais, a manutenção da busca por conhecimento. Até mesmo sobre novos produtos, novas tecnologias e novas formas de manejo. Um bom exemplo foi a aula de manejo de estomias. Quando nós conhecemos (esse tipo de procedimento) dentro de uma faculdade, nem sempre ele é exposto como aqui, mostrando as variações das bolsas e fazendo isso diretamente com uma especialista”, acrescentou.

III Semana da Enfermagem Segeam (Divulgação)

A gerente do setor de Treinamento e Desenvolvimento da Segeam, psicóloga Francivânia Vieira, destacou que durante o evento, cerca de 40 quilos de alimentos não perecíveis foram angariados e doados ao abrigo Nacer, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Manaus.

Além da Unip, a III Semana de Enfermagem recebeu o apoio de vários parceiros. Entre eles, a Singular Educacional, as empresas Medicnorte, Flex Fisioterapia & Pilates e OCS Distribuidora.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.