Com ‘chá revelação’ para adultos, Amom peca na diversidade de gênero


30 de julho de 2024
Com ‘chá revelação’ para adultos, Amom peca na diversidade de gênero
Amom Mandel publicou nas redes sociais nesta terça-feira o convite para o "Chá Revelação" (Composição: Weslley Santos/CENARIUM)
Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O pré-candidato à Prefeitura de Manaus Amom Mandel usou as redes sociais, nesta terça-feira, 30, para informar que vai realizar um “chá revelação” para anunciar o candidato a vice e oficializar a chapa da Federação PSDB/Cidadania e PRTB no pleito de outubro. Com referência de cores azul e rosa, para representar “homem” e “mulher”, a publicação ignora a diversidade e inclusão de gênero.

A origem do chá de revelação é atribuída aos Estados Unidos, no início dos anos 2000, e a prática se tornou popular no Brasil para revelar o sexo do bebê para familiares e amigos. No caso da proposta do político do Cidadania, a revelação será do nome de uma pessoa adulta com gênero definido, o que exclui pessoas Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+), reconhecidas pela Resolução do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A convenção de Mandel deve ocorrer nesta terça-feira, 30, às 19h no Sesi Clube do Trabalhador, localizado no bairro São José, na Zona Leste da capital. No anúncio, o pré-candidato questiona: “Você acha que é homem ou mulher?”, deixando de fora outras identidades de gênero existentes.

Publicação divulgada pelo pré-candidato Amom Mandel (Reprodução/Redes Sociais)

O pensamento binário da concepção de gênero pode ser explicado em artigos como “As marcas do gênero no sexo do chá revelação: sentido e significado das múltiplas identidades do indivíduo”, da doutora em Educação Escolar e Educação e especialista em Direitos Humanos, Diversidade e Relações étnico-raciais Solange Monteiro.

“Os gêneros inteligíveis obedecem à seguinte lógica: vagina– mulher–feminilidade versus pênis–homem–masculinidade. A heterossexualidade daria coerência às diferenças binárias entre os gêneros. A complementaridade natural seria a prova inquestionável de que a humanidade é necessariamente heterossexual e que o gênero só faz sentido quando está relacionado às capacidades inerentes de cada corpo”, explica a autora no artigo.

Outro artigo do acervo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da doutoranda em Antropologia Social Vanessa Fonte Oliveira, realiza uma crítica direta à prática. “Por exemplo, quando a mulher engravida, a primeira pergunta é se a criança é menina ou menino, se for menina a decoração do quarto e o enxoval será rosa, se for menino será tudo azul, os brinquedos, atividades de lazer, os gestos são diferentes em cada gênero; por isso o desejo em (re)pensar a festividade do Chá de Revelação a partir de uma perspectiva reflexiva sobre as relações de gênero”, reflete.

Além das críticas das pesquisadoras, a influenciadora trans Bryanna Nasck também critica a prática. “Muitos argumentam: ‘Mas é sobre o SEXO e não o gênero’. O quão bizarro é você fazer uma festa para dizer para as pessoas qual genitália um bebê tem?”, questiona.

Conforme a personalidade digital, o chá de revelação é uma forma moderna de fazermos a manutenção de um sistema binário.“Ao invés de uma festa de revelação de genitálias, por que não só uma festa onde você comemora a vinda de uma vida?”, completa.

Bryanna Nasck (Reprodução/Redes Sociais)

Nasck também cita uma notícia do veículo americano Paper, que indica que “A própria criadora desta modalidade de festa pede para pararem de usar a festa para revelar ‘gêneros’ e reforçar estruturas sociais. Coisa que ela aprendeu com a filha que quebra as imposições sociais e abriu a mente da mãe para a diversidade”, afirma a influencer.

Leia também: Eleições em Manaus: David estagna, Amom cai e Cidade avança; veja nova pesquisa eleitoral
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.