Com chegada de vacinas e oxigênio, governo do AM prevê estabilização do sistema de saúde

Wilson Lima postou no perfil do Instagram o momento "simbólico para o Amazonas".(Reprodução/Instagram)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em entrevista nesta segunda-feira, 18, o governador Wilson Lima (PSC) informou que o Amazonas está preparado para a primeira fase de imunização contra Covid-19. O Estado já recebeu o primeiro lote da vacina Coronavac, distribuída pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo Lima, os contêineres para armazenamento das doses já estão preparados e a expectativa é de estabilizar o sistema de saúde nos próximos dias. “A gente já começou a encontrar uma estabilidade na capital. Ontem passamos o dia todo numa força-tarefa para estabilizar o interior”, disse.

PUBLICIDADE

“Nós acreditamos que nos próximos dias, com as cargas que nós estamos recebendo e com a produção local, a gente consiga ter uma estabilidade no nosso sistema hospitalar”, finalizou o governador do Amazonas.

Primeiras doses

As primeiras doses da Coronavac, a vacina contra Covid-19 que está sendo distribuída pelo Ministério da Saúde a todo País já chegaram a Manaus. O Estado contará com 256 mil doses do imunizante para aplicação no grupo prioritário da população.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a liberação de 6 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã. “A liberação do uso emergencial é um marco histórico para o País. É o primeiro passo para a maior campanha de vacinação no mundo. Ainda nesta semana, passaremos para o segundo colocado no mundo (em vacinação)”, afirmou.

Oxigênio para o interior

Na tarde desta segunda-feira, 15 municípios do Amazonas foram reabastecidos com uma nova remessa de cilindros de oxigênio. Ao todo, 126 cilindros foram distribuídos. O secretário-executivo de Assistência do Interior, Cassio Espírito Santo, explicou como está sendo o abastecimento de cilindros no interior.

“Nos últimos dias, nós reabastecemos muitos municípios. Ontem entregamos um patrimônio da Secretaria de quase 600 cilindros, outros também foram enviados ao interior por aeronaves, para não deixar desabastecida a população”, disse.

Transferência de pacientes

235 pacientes com Covid-19 foram transferidos de Manaus para sete Estados e para o Distrito Federal. As transferências ocorreram por via aérea e foram recebidos em: São Luís (MA); Teresina (PI); João Pessoa (PB); Natal (RN); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Recife (PE) e no Distrito Federal.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Estado registrou 1.790 novos casos de Covid-19, nesta segunda-feira, 18, totalizando 232.434 casos pela doença no Amazonas. 117 óbitos foram confirmados sendo 60 ocorridos neste domingo, 17, com um total de 6.308 mortes pela doença.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.