Com Daronco e Cartolouco, FAF leva ‘cruzeiro’ rumo à final da Copa da Floresta
Por: Bianca Diniz
25 de outubro de 2025
São Sebastião do Uatumã (AM) – A TV Cenarium embarcou nessa sexta-feira, 24, de Manaus (AM) rumo a São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros da capital, para acompanhar a final da Copa da Floresta 2025, o maior torneio de futebol amador da Amazônia. A cobertura integra o Cruzeiro da Floresta, expedição organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) que reúne jornalistas, comunicadores e personalidades do esporte em uma travessia fluvial.
Na decisão deste ano, o time da casa, São Sebastião do Uatumã, enfrenta o Fonte Boa, em uma disputa que simboliza não apenas a competitividade do futebol dos povos tradicionais da Amazônia, mas também o papel social e cultural do esporte na região.

O presidente da FAF e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednailson Rozenha, destacou a importância do evento às comunidades. “A Copa da Floresta existe pra congratular esse povo, levar esporte pra quem verdadeiramente preserva o Amazonas e a Amazônia. Futebol no interior não é só sobre ganhar ou perder. Futebol é o pulmão da cidade”, destacou Rozenha.
O árbitro Anderson Daronco, que apita a final, comentou a experiência de retornar ao Amazonas e viver experiências além do campo. “Desde o ano passado eu carrego o Amazonas no coração, atravessar o Rio Negro de barco é sensacional. Tenho que agradecer por estar conhecendo essas pessoas e sendo abraçado pelo Estado do Amazonas”, declarou à CENARIUM.

O jornalista e criador de conteúdo Lucas Strabko, o Cartolouco, também embarcou rumo ao município. Ele destacou o impacto do torneio para jovens e para o futebol local.
“É surreal viver a Copa da Floresta. Isso dá oportunidade pra muito moleque aparecer para o futebol e conhecer cada cantinho do Amazonas. Acho que a experiência mais legal que eu vi na minha vida é aqui. Tô muito feliz. E a Cenarium, é nóis”, completou.

A decisão da competição será realizada neste sábado, 25, às 19h, no Estádio Municipal João Barreto de Almeida, a Arena Barretão, em São Sebastião do Uatumã. A partida vai coroar uma edição histórica da Copa da Floresta, que teve, no total, 52 seleções, 37 sedes e mais de dois mil atletas inscritos.