Com deputado Alberto Neto, bolsonarismo regride nas eleições em Manaus


23 de julho de 2024
Com deputado Alberto Neto, bolsonarismo regride nas eleições em Manaus
Da esquerda para direita, deputado federal Capitão Alberto Neto e ex-presidente Jair Bolsonaro (Composição de Paulo Dutra/Cenarium)
Jefferson Ramos – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caiu quase um ponto percentual na intenção de voto da pesquisa do Instituto Pontual, divulgada na segunda-feira, 22. A análise se dá com base nas pesquisas do instituto realizadas em abril, sob o número AM-09521/2024, e em julho, com o número AM-04187/2024.

Na pesquisa eleitoral de abril, Alberto Neto aparecia na terceira colocação, com 9,1% da intenção dos votos. Três meses depois, a porcentagem de intenção de votos do parlamentar e pré-candidato à Prefeitura de Manaus bolsonarista caiu para quarta colocação, registrando 8,5% dos votos.

Pesquisa estimulada realizada pela Pontual em abril (Reprodução/Pontual)
Pesquisa estimulada realizada pela Pontual em julho (Reprodução/Pontual)

O pré-candidato à prefeitura da capital amazonense e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), ocupou a terceira colocação onde estava Alberto Neto anteriormente. Comparada com a pesquisa de abril, Roberto Cidade teve crescimento de 3,8%.

No intervalo entre as duas pesquisas, a rejeição de Alberto Neto subiu de 5,8% para 7,9%. O aumento foi de 2,1% no período de quase três meses. A primeiro foi realizada nos dias 12 e 16 de abril e a segunda foi realizada nos dias 14 e 18 de julho. Ambas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Polarização diagnosticada

Pesquisa eleitoral divulgada pela empresa Perspectiva – Mercado e Opinião, em novembro de 2023, aponta que 40,8% da população em Manaus se identifica com a corrente ideológica de direita (extrema direita, centro-direita e direita), considerando a proporção de pessoas questionadas no levantamento. No Brasil, este pensamento ideológico foi a base do movimento que levou golpistas a acamparem em frente a quartéis em 2022 e a invadirem a sede dos Três Poderes, em Brasília, em janeiro deste ano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 31 de outubro deste ano, de forma híbrida, com entrevistas por telefone e de maneira domiciliar. A amostra foi de 2 mil entrevistas e a pergunta respondida foi: “Como o(a) sr(a) deve saber que muitas pessoas quando fala de política, usa os termos esquerda e direita. Qual delas você mais se encaixa?“.

Do total da porcentagem, 1,6% se identificava com a extrema direita e 29,5% se intitulava de direita. Quanto à centro-direita, foram 9,7% dos entrevistados. Ainda falando sobre identificação, 9,7% se disseram de centro-direita; 11,6% afirmaram ser de centro; 3,2% se identificaram como esquerda; 0,5% eram de extrema esquerda; e, por fim, 30,4% disseram não se identificar com nenhuma das opções.

Direita e extrema direita são ideologias políticas com visões e crenças parecidas, principalmente no que diz respeito à liberdade e economia. O cientista social Jefferson Barbosa, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou, ao jornal da instituição, que o extremista político é contrário às instituições representativas, à contraposição de ideias e a deliberações de caráter que representam a vontade da maioria.

Onda bolsonarista

Capitão da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Alberto Neto foi eleito pelo Republicanos deputado federal, em 2018, na esteira da onda bolsonarista. Em 2022, última eleição geral, reelegeu-se deputado federal.

Em 2020, o parlamentar já havia concorrido à Prefeitura de Manaus pelo Republicanos. Terminou o pleito na quinta colocação com 76,5 mil votos, atrás do seu rival político, ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Menezes (Progressistas).

Leia mais: Presidente do PL endossa chapa entre Alberto Neto e Maria do Carmo à Prefeitura de Manaus: ‘Vice-prefeita’

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.