Com design ‘vintage’, artesão da Amazônia produz peças de sucesso nacional

De mesas com desenhos sofisticados à churrasqueiras em estilo vintage, a criatividade de Sorín Sena exibe o talento autodidata dos artesãos da ilha de Parintins (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Mesas com estilos que lembram os sofisticados desenhos dos móveis projetados em algum escritório badalado de interiores. Churrasqueira com pegada de pop arte, com estilão vintage. Essa é a produção do artesão Sorin Sena.

Mesa e cadeira com design moderno, concebida por Sorín Sena (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nascido em Parintins (AM) e artista de ponta dos bumbás que fazem o maior festival folclórico país, Sorin, como é popularmente conhecido entre os galpões de alegorias dos bumbás em Parintins e barracões das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, onde já trabalhou em agremiações em inúmeras agremiações, se revelou um verdadeiro designer durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Profissionalmente parado por conta do isolamento social, o artista botou para fora o projetista de móveis, que nem ele sabia existir em sua alma autodidata.

“Eu já tinha inúmeras ideias, mas, nunca colocado em prática e aí veio a pandemia e acabou sobrando tempo”, contou com certo humor.

Ainda segundo ele, jeito para desenhar e executar obras aparentemente complexas em suas formas, é algo instintivo. “Sempre tive uma outra forma de ver as coisas e acabei levando essa sensibilidade para dentro das minhas alegorias porque eu sempre vejo as coisas com olhar único”, revelou.

Churrasqueira segue estilo vintage e vira peça decorativa na cozinha de quem adquire as peças exclusivas de Sorín Sena (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Inspiração  

Com 15 anos atuando como construtor de alegorias para o festival de Parintins e para os carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, o artista revela que a imaginação é seu fio condutor.

“Nunca fiz design ou qualquer outro curso e muitas vezes eu deixo a imaginação falar; um cubo mágico, por exemplo, pode me inspirar ou mesmo a desafio de um amigo”, segredou.

Ainda segundo Sorín, a fila de projetos em sua mente é diversificada. “Tenho muitas ideias para colocar em prática e não tenho preferência por moveis ou outras estruturas, o que eu gosto mesmo é de inovar em peças onde imprimo minha marca, meu perfeccionismo”, destacou.

“Quero que as pessoas olhem e reconheçam: essa peça é do Sorín! E esse reconhecimento é meu mérito, é o que me faz montar e desmontar uma peça quantas vezes forem necessárias, para chegar ao nível que eu considere excelente”, metodizou.

Registros de uma artista: alegoria de ritual no festival de Parintins e carro alegórico no carnaval de São Paulo (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Artista vermelho

Contratado pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (AFBBG) como artista de alegorias desde 2015, Sorin Sena é na verdade Manoel do Socorro Ribeiro de Sena, um dos mais respeitados artistas da nova geração de artesãos de Parintins.

Iniciou a carreira há 15 anos no boi Garantido, como aprendiz de galpão (equivale ao barracão das escolas de samba). Artista de ponta há cinco anos no bumbá vermelho, Sorín ao longo de quase duas décadas dedicadas a arte, já passou por escolas de samba do Rio de Janeiro como Salgueiro, Grande Rio, Mangueira, Estácio de Sá e Portela. Em São Paulo atuou no Império de Casa Verde, Tucuruví, Vila Maria, Colorado do Brás e Camisa 12.

Apaixonado pelo festival e carnaval, Sorín conta com orgulho. “Ao longo desses 15 anos sempre vesti a camisa do Garantido, meu boi do coração e no carnaval tenho um sonho: levar a escola de samba 3º Milênio, ao grupo especial do carnaval de São Paulo”, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.