Com emissão de título de eleitor em baixa no Amazonas, FAS realiza mutirão para tirar documento

No Amazonas, em comparação ao mesmo período de 2018, existe 15% menos jovens entre 16 e 17 anos aptos a votarem (Agência Brasil)

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promove, neste domingo, 10, um mutirão para retirada do título de eleitor, a partir das 13h, na Feira da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10, Zona Sul de Manaus.

A retirada do título estará disponível para pessoas, a partir dos 16 anos completos, até 2 de outubro. O cidadão precisa levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência atual, além disso, para os homens entre 18 e 45 anos, é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

PUBLICIDADE

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 6,2 milhões de jovens entre 16 e 17 anos, no Brasil, pouco mais de 1 milhão tiraram o título de eleitor.

Dados divulgados pelo TSE (Reprodução/TSE)

No Amazonas, em comparação ao mesmo período de 2018, o número de adolescentes com idade entre 16 e 17 anos caiu 15%. Nas últimas eleições para presidente, governador, senador, deputados federal e estadual, 37.561 adolescentes estavam aptos para votar; em março deste ano apenas 31.775 jovens podem exercer o poder de escolher os representantes políticos.

Leia também: Menos de 1 em cada 5 jovens de 16 e 17 anos tirou o título de eleitor

O prazo para regularizar o título ou solicitar a primeira via a tempo de votar nas Eleições deste ano termina em menos de um mês, no dia 4 de maio. Dúvidas sobre segunda via e situação do título podem ser tiradas no aplicativo e-título, disponível para download em todas as plataformas digitais. A versão digital do documento também será aceita nos locais de votação.

Mais atividades

Para os que forem até a Feira da FAS, além da retirada da documentação, outras atividades estarão disponíveis no local. Das 8h às 12h, brincadeiras lúdicas, pinturas e outras ações especiais serão realizadas para o público infantil, com a artista e estudante de teatro, Mel Angeoles. As crianças também poderão se divertir com o palhaço contador de histórias Feupuudo, a partir das 10h.

Ainda nesta edição, a partir das 13h, o pocket show de voz e violão do músico, compositor e intérprete indígena do povo Tikuna, Joé Tikuna, abrirá as comemorações em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.

Às 15h, continuando a celebração, acontece a apresentação do Grupo Makiritaki Kuximawara Iané Mirasá, que irá retratar a história da captura de guerreiros que serviam de escravos para os brancos (kariwas) e mostra o drama das mulheres que, em busca de sobrevivência, saem para caçar e encontram os Makiritaki (homens-onça). Já às 16, a cantora Elizete Tikuna fará apresentação musical no evento.

Identidade Indígena

No Espaço Cidadania da Feira da FAS, que ocorrerá no auditório da instituição, será realizada uma roda de conversa voltada para jovens, com o tema “Identidade Indígena”, a partir das 15h.

Para finalizar o evento, das 18h às 19h, acontecerá a apresentação da banda Baluarte do Samba, com um repertório repleto de ‘hits’ do samba.

“Vamos trazer para a nossa tradicional feirinha uma parte do que é a vasta cultura indígena, celebrando em todos os espaços, com 70% dos expositores sendo indígenas, o artesanato, a pintura corporal, a gastronomia, as apresentações e rodas de conversa sobre o tema. É muito importante, para nós, mostrarmos e valorizarmos a cultura indígena, e a Feira da FAS, como um espaço democrático, que recebe um grande número de visitantes, é o local ideal”, explica a supervisora do Programa Cidades Sustentáveis da FAS e responsável pela realização da feira, Cristine Rescarolli.

A programação terá também a venda de produtos provenientes de pequenos empreendedores da cidade e atividades de bem-estar e lazer.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.