Com esquerda dividida em Manaus, Marcelo Ramos recebe apoio da Rede
13 de julho de 2024

Jefferson Ramos – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Com campo da esquerda dividido em Manaus, o pré-candidato a prefeito Marcelo Ramos (PT) recebeu, neste sábado, 13, o apoio do comitê municipal da Rede Sustentabilidade. O evento que marcou a entrada da legenda na coligação de Ramos ocorreu no Sindicato de Servidores de Justiça do Trabalho (Sitraam), localizada na avenida Visconde Porto Alegre, bairro Praça 14.
A Rede integra a federação junto ao Psol, que lançou Natalia Demes como pré-candidata da sigla à corrida eleitoral de 2024 pela Prefeitura de Manaus. O Psol negou apoio a Marcelo e manteve a candidatura. Durante coletiva ao final do evento, Ramos declarou que pretende dialogar com Natália a fim de atrair o apoio do Psol à sua candidatura e unir o campo de esquerda.
“Respeitamos a candidatura da Natalia Demes, mas agora vamos passar para diálogo com eles para que possam compreender que o momento político não permite uma divisão desse campo. É preciso unidade para conseguir colocar a candidatura no segundo turno”, sinalizou.
Além da Rede, o petista também conquistou o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ramos ainda tenta levar para a coligação o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa, que pertence ao arco de alianças do pré-candidato e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB).
Isolado
Isolado pelas lideranças estaduais da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) foi confirmado como pré-candidato à Prefeitura de Manaus na última terça-feira, 9, após conflitos internos que duraram quase três meses.
Na semana anterior, o presidente estadual do PCdoB/AM, Eron Bezerra, afirmou que não recuaria da decisão de ser pré-candidato a prefeito de Manaus pela federação apontando falta de afinidade com Ramos. No mesmo período, o presidente estadual do PV/AM, deputado estadual Carlinhos Bessa, indicou o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) como pré-candidato a prefeito pela federação.
Apesar de ter vencido no Amazonas em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou a derrota na capital, onde teve 38,72% dos votos no segundo turno. O reflexo do mau desempenho de Lula reflete diretamente nas eleições em Manaus, cidade em que nenhum candidato de esquerda aparece nas primeiras posições. Em abril deste ano, Lula lançou Marcelo Ramos pré-candidato a prefeito pelo PT sem conversar com membros da federação e do próprio partido.