Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Priscilla Peixoto — Da Revista Cenarium

MANAUS — O ato de doar sangue salva vidas, mas a atitude de cidadania e responsabilidade social está em baixa no Amazonas. Com nível de estoque considerado crítico, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de sangue O+ e O-, e também dos tipos B-, B+ e AB-. As atualizações do estoque de sangue são desta terça-feira, 4.

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende, a meta é 200 doações por dia, porém no início do mês de dezembro de 2021 a queda brusca de doações refletiu no estoque. A gerente revela que durante o último mês de 2021 houve dias que foram doadas somente 90 bolsas de sangue.

“Isso se reflete nas duas, três semanas seguintes como agora no início de janeiro com números baixos e, ao mesmo tempo, aumento na distribuição de sangue. Em resumo, entra pouco e sai muito diariamente, só de O+ são enviadas, em média, de 30 a 40 bolsas enviadas para hospitais públicos e também particulares”, explica Flávia.

Durante o último mês de 2021, houve dias que foram doadas somente 90 bolsas de sangue (Reprodução/ Pixabay)

Motivações

Flávia afirma que em todo Estado do Amazonas há uma média de 230 pessoas recebendo sangue diariamente e a baixa procura por parte dos doadores tanto na capital quanto no interior têm algumas possíveis motivações.

Covid-19, gripe, viagens e demandas aumentadas por conta de cirurgias são alguns dos fatores que resultam na situação negativa do estoque. “O período pós-festa, clima de férias potencializada pelo surto de gripe, principalmente a influenza H3N2 e o período pandêmico acaba interferindo”, conta.

Segundo a assessoria da instituição, caso o doador tenha febre a doação só é permitida após 30 dias e nos casos de gripe sem febre é necessário esperar sete dias para fazer a doação.

Doar sangue salva vidas (Reprodução/ Freepik)

Critérios para doar

Aos que ainda não doam sangue e desejam se tornar um doador, os requisitos básicos para doar sangue são: ter entre 16 e 69 anos e estar com boa saúde; Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais; pesar mais de 50 quilos; e estar saudável.

Além disso, o doador precisa apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista); estar bem alimentado e ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior à doação.

Onde doar?

Os interessados podem se deslocar até ao Hemoam, localizado na Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, das 7h às 18h. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse o site oficial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).