Com flexibilização do transporte fluvial após toque de recolher, prefeitura de Parintins, no AM, contradiz medidas

Segundo o prefeito todas as decisões foram avaliadas por equipes de saúde e autoridades do município. (reprodução/intternet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após o município de Parintins alcançar a marca de 2.365 infectados por Covid-19, o prefeito Bi Garcia (PSDB) publicou nesta sexta-feira, 26, a prorrogação do “toque de recolher” na cidade, que fica a 366 km da capital amazonense. Segundo a decisão até o dia 9 de julho, fica limitada a circulação de pessoas no horário das 19h até as 6h.

No entanto, o gestor também iniciou a flexibilização de viagens no município, medida que pode acabar resultando na disseminação do novo Coronavírus na cidade. Segundo Bi Garcia, as decisões foram avaliadas por equipes de saúde, por diretores de hospitais e demais autoridades que atuam na cidade, considerando uma nova fase da pandemia no município.

PUBLICIDADE

“As propostas de redução do decreto e de mudança em viagens foram aprovadas durante reunião do comitê municipal de combate ao novo Coronavírus. Vamos avançando a partir do momento que a gente começa a achatar a curva de contaminação no município, a questão dos óbitos, como também a questão da internação”, pontuou.

Ainda no decreto, as embarcações de Manaus para Parintins, mediante autorização, poderão viajar com até 30 passageiros. O documento traz mudanças na atividade comercial que também fica limitada até às 19h. A partir desse horário, apenas bares, restaurantes e lanchonetes têm autorização para trabalhar no sistema delivery.

Quanto às viagens aéreas, o aeroporto Júlio Belém passará a receber voos comerciais a partir do dia 30 de junho, segundo a prefeitura. Os casos de Covid-19 em Parintins chegaram a 2.365 nessa quinta-feira, 26, sendo o total de 73 mortes. E de acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, Elaine Pires, o município vem apresentando redução no número de internações e no número de óbitos, devido a eficácia das medidas preventivas.

“Mesmo com o aumento da testagem, mantivemos a estabilidade com relação aos números positivos. Isso nos fez flexibilizar as medidas. Mas vamos continuar com a fiscalização”, enfatizou.

Confira a publicação das medidas:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.