Com histórico bolsonarista, Mateus Assayag lidera índice de rejeição em Parintins


25 de junho de 2024
Com histórico bolsonarista, Mateus Assayag lidera índice de rejeição em Parintins
Mateus Assayag ao lado da logomarca do Partido Liberal (Composição/Paulo Dutra/Cenarium)
Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Pré-candidato à prefeitura de Parintins, o vereador Matheus Assayag (PSD) é o nome mais rejeitado entre os que se lançaram para concorrer às eleições de outubro. No último levantamento realizado pelo Instituto Projeta, Assayag apareceu com 41,41% de rejeição, quando os eleitores respondem que não votariam no nome informado pelo pesquisador “de jeito de nenhum”. Já a pré-candidata Brena Dianná (União Brasil) é a menos rejeitada, conforme a mesma pesquisa.

Assayag tem um histórico de proximidade com o bolsonarismo. Antes de ingressar no PSD, o vereador foi filiado ao Partido Liberal (PL), que abriga o clã Bolsonaro. Atualmente, a legenda compõe o arco de apoio do pré-candidato. O vereador também conta com o apoio do atual prefeito, Bi Garcia (PSD).

Em 2022, o vereador chegou a pedir votos para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as caminhadas realizadas no município na campanha eleitoral. No entanto, Assayag ocultava a sua preferência nas redes sociais. A CENARIUM confirmou em seus perfis que ele declarava apoio a candidatos de todos os cargos em disputa no pleito, exceto Presidente da República.

Naquela eleição, o presidente Lula (PT) alcançou, no segundo turno, 82,56% dos votos válidos em Parintins contra 17,44% de Jair Bolsonaro (PL). O município era o terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, com 72.773 eleitores. Em todos os pleitos que disputou e venceu, o petista garantiu vitória na ilha, considerada hegemonicamente lulista

Apoio bolsonarista

Além de garantir, em abriu desse ano, o apoio da legenda, o pré-candidato Mateus Assayag recebeu, na segunda-feira, 17, o apoio deputado federal Alberto Neto (PL), um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas. O congressista chegou a ocupar o cargo de vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Alberto Neto enviou um vídeo que foi exibido em um evento da pré-campanha realizado no município. “Vamos conhecer cada dia mais o nosso amigo [Mateus Assayag] que fez um grande trabalho na Câmara Municipal e agora no futuro vai fazer um grande trabalho na prefeitura de Parintins“, afirmou o deputado.

Leia mais: Pesquisa eleitoral indica Brena Dianná à frente de Mateus Assayag para Prefeitura de Parintins

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.