Com histórico bolsonarista, Mateus Assayag lidera índice de rejeição em Parintins

Mateus Assayag ao lado da logomarca do Partido Liberal (Composição/Paulo Dutra/Cenarium)
Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Pré-candidato à prefeitura de Parintins, o vereador Matheus Assayag (PSD) é o nome mais rejeitado entre os que se lançaram para concorrer às eleições de outubro. No último levantamento realizado pelo Instituto Projeta, Assayag apareceu com 41,41% de rejeição, quando os eleitores respondem que não votariam no nome informado pelo pesquisador “de jeito de nenhum”. Já a pré-candidata Brena Dianná (União Brasil) é a menos rejeitada, conforme a mesma pesquisa.

Assayag tem um histórico de proximidade com o bolsonarismo. Antes de ingressar no PSD, o vereador foi filiado ao Partido Liberal (PL), que abriga o clã Bolsonaro. Atualmente, a legenda compõe o arco de apoio do pré-candidato. O vereador também conta com o apoio do atual prefeito, Bi Garcia (PSD).

Em 2022, o vereador chegou a pedir votos para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as caminhadas realizadas no município na campanha eleitoral. No entanto, Assayag ocultava a sua preferência nas redes sociais. A CENARIUM confirmou em seus perfis que ele declarava apoio a candidatos de todos os cargos em disputa no pleito, exceto Presidente da República.

PUBLICIDADE

Naquela eleição, o presidente Lula (PT) alcançou, no segundo turno, 82,56% dos votos válidos em Parintins contra 17,44% de Jair Bolsonaro (PL). O município era o terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, com 72.773 eleitores. Em todos os pleitos que disputou e venceu, o petista garantiu vitória na ilha, considerada hegemonicamente lulista

Apoio bolsonarista

Além de garantir, em abriu desse ano, o apoio da legenda, o pré-candidato Mateus Assayag recebeu, na segunda-feira, 17, o apoio deputado federal Alberto Neto (PL), um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas. O congressista chegou a ocupar o cargo de vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Alberto Neto enviou um vídeo que foi exibido em um evento da pré-campanha realizado no município. “Vamos conhecer cada dia mais o nosso amigo [Mateus Assayag] que fez um grande trabalho na Câmara Municipal e agora no futuro vai fazer um grande trabalho na prefeitura de Parintins“, afirmou o deputado.

Leia mais: Pesquisa eleitoral indica Brena Dianná à frente de Mateus Assayag para Prefeitura de Parintins
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.