Com imagem da pandemia no Brasil, fotógrafo dinamarquês ganha prêmio de ‘foto do ano’

Devido às restrições impostas pela Covid-19, a cerimônia de premiação foi realizada virtualmente (Reprodução/Mads Nissen)

Com informações do O Globo

MANAUS – O dinamarquês Mads Nissen garantiu o  World Press Photo de 2021 com uma imagem feita em um lar de idosos em São Paulo, com o primeiro abraço de uma residente de 85 anos em cinco meses. Feito em agosto do ano passado, na Casa de Repouso Viva Bem, no Pacaembu, o registro destaca o abraço entre Rosa Luzia Lunardi e enfermeira Adriana Silva da Costa Souza por meio de uma proteção de plástico para a evitar a transmissão do coronavírus.

Publicado na capa do centenário jornal dinamarquês “Politiken”, o registro deu ao dinamarquês seu segundo prêmio na categoria principal, em 2015 ele venceu o concurso com a foto de um casal e homossexuais em São Petersburgo, em meio à onda de homofobia na Rússia.

PUBLICIDADE

Para Kevin WY Lee, membro do júri do  World Press Photo, a foto de Nissen mostra ao mesmo tempo “vulnerabilidade, separação e sobrevivência”, e é também um símbolo de “esperança”.

“Para mim, é uma história de esperança e amor nos momentos mais difíceis”, declarou Nissen, que também ganhou o primeiro prêmio na categoria “Informação geral”.

O profissional capturou o momento exato em que a idosa Rosa Luzia Lunardi, uma residente do lar de idosos Viva Bem, em São Paulo, abraçou a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, em agosto de 2020, graças a um dispositivo de plástico.

Criada em 2019, a categoria World Press Photo Story of the Year teve como vencedor o italiano  italiano Antonio Faccilongo, com uma série sobre histórias de amor impactadas pelo conflito israelense-palestino para a Getty Reportage.

Mais de 74 mil imagens foram enviadas por cerca de 4,5 mil fotógrafos em todo o mundo, e 45 delas foram indicadas pelos jurados, de acordo com os organizadores do concurso. Devido às restrições impostas pela Covid-19, a cerimônia de premiação foi realizada virtualmente.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.