Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Amazonas já aplicou 350.254 doses de vacinas contra a Covid-19 no Estado até essa sexta-feira, 5. As informações constam no balanço diário da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O Estado é o primeiro da lista entre os que mais vacinam no Brasil.

Entre a população vacinada, 278.566 pessoas foram vacinadas com a 1ª dose e 71.688 pessoas foram imunizadas com a 2ª dose. O governo do Estado afirma que 451.186 pessoas estão programadas para receber cada dose da vacina.

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas prevê que, até esta fase da vacinação, sejam vacinados os seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, além de pessoas com 60 anos.

Além de pessoas institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência. Até o momento, o Amazonas já recebeu 738.420 doses de vacina contra a Covid-19.

Municípios

Entre os municípios do interior do Estado, Japurá e Benjamin Constant foram os que mais vacinaram, depois de Manaus, nas primeira e segunda doses da vacina, respectivamente. Japurá, distante 744 quilômetros em linha reta de Manaus, imunizou 691 pessoas. Já Benjamin Constant, distante 1.119 quilômetros, imunizou 4.334 pessoas.

Ranking entre Estados

O levantamento da vacinação contra a Covid-19 nos Estados, feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, apontou que o Amazonas é a unidade da federação que mais já aplicou vacinas em relação ao percentual total da população.

Segundo os dados coletados até essa sexta-feira, os vacinados com 1ª dose correspondem a 6,62% da população do Estado e receberam 37,78% das doses recebidas pelo Amazonas. Na 2ª dose, 1,7% da população foi imunizada, o que significa 9,72% das doses recebidas.

O levantamento coleta os dados seguindo os critérios: número de vacinados com dados informados diariamente pelas secretarias estaduais de Saúde; percentual de vacinados com dados informados pelos governos estaduais sobre a população total (cuja estimativa é feita pelo IBGE); e total de doses recebidas pelos Estados com dados informados pelas secretarias estaduais.

A imunização no Estado iniciou no dia 18 de janeiro. A técnica de enfermagem Vanda Ortega, do etnia Witoto, foi a primeira pessoa vacinada contra o novo Coronavírus no Amazonas.