Com modificações por conta da pandemia, organização do ‘Festival Afro Amazônico de Yemanjá’ confirma realização do evento


28 de dezembro de 2021
Com modificações por conta da pandemia, organização do ‘Festival Afro Amazônico de Yemanjá’ confirma realização do evento
Neste ano, por conta da pandemia, o festival será em menor proporção (Reprodução/Arquivo Festival)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — A partir das 18h desta quarta-feira, 28, parte da Praia da Ponta Negra estará pronta para aqueles que queiram fazer as tradicionais oferendas de final de ano, no 11º ‘Festival Afro Amazônico de Yemanjá’. A informação foi confirmada pela organização do evento no final da tarde desta terça-feira, 28, após reuniões que definiram mudanças e adaptações por conta da pandemia de Covid-19.

“Teremos um lugar reservado para as oferendas que é o tradicional espaço de 75 mil metros quadrados ao lado do Tropical Hotel. Das 18h do dia 29 até as 8h do dia 31, o espaço ficará aberto para fazerem suas oferendas. À noite, as pessoas terão acesso à água apenas para isso. Aos que desejarem tomar banho para purificação, recomendamos que façam nas primeiras horas do dia, até no máximo as 17h, pois aí não haverá interdição. Teremos o cuidado para que cumpram as normas, muito embora saibamos que há aqueles que tomam banho à noite, mas será possível no espaço reservado para a sacralidade”, explica o coordenador-geral da Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé / Aratrama,  Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge Silva.

Orientações

Alberto Jorge revela que por conta da preocupação com a atual situação sanitária não há a possibilidade de realizar um evento com grande concentração de pessoas. A recomendação para os que forem até o local são as de praxe; o uso de máscara, álcool em gel, esquema vacinal completo e o cumprimento de não entrar na água (apenas para concretizar a oferenda), evitando assim, aglomerações.

“É válido destacar que Manaus é uma das poucas capitais do Brasil que neste final de ano estará garantindo a acessibilidade ao espaço público com segurança e tranquilidade para a manifestação cultural e religiosa. Dessa forma, a gente, de fato, não deixa a 11º edição do festival morrer”, ressalta Pai Alberto.

A primeira edição do evento acolhendo a diversidade foi em 2019 (Reprodução/ Divulgação)

Pluralidade e atrações

Para o dia 31 de dezembro, segundo o coordenador, a partir das 21h, haverá uma live transmitida direto da Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé / Aratrama. Na programação, atrações musicais com artistas locais promovem a diversidade, uma das marcas registradas do evento.

Cantores como Márcia Novo, Sissi e Fefa, Malungo Dudu e Anne Colares já estão confirmados para a live que ainda terá o link divulgado nas mídias e redes sociais. “Serão apenas os artistas e convidados que estarão participando, ainda vamos divulgar o link. Nós teremos músicas bem na pegada de axé, terreiro e manteremos essa nossa linguagem de acolhimento e respeito à diversidade. Neste ano, a estrutura é pouca, mas a tradição segue firme”, afirma Alberto Jorge.

Em Manaus, segundo registros históricos, a prática de levar oferendas às águas, na virada do ano, ocorre há mais de seis décadas. Devido à pandemia, o ato, que expressa a fé e os anseios por boas energias na virada do ano, não pôde ser realizado em 2020.

Serviço:

11° Festival Afro Amazônico de Yemanjá
Oferendas na Praia da Ponta Negra, no área reservada após o posto do Corpo de Bombeiros
Dias:
29/12, a partir das 18h;
30/12, o dia todo e à noite;
31/12, encerramento do acesso à praia, a partir das 8h.

Live com apresentações artísticas e musicais.
Início: Às 21h.
Local: Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé / Axɔ́súxwé Mina Gɛgi Fɔn Vodún Xɛ́byosɔ Toy Gbadɛ́

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.