Com Omar e Braga abrindo mão de vice, David Almeida impõe Renato Júnior em chapa ‘puro-sangue’
02 de agosto de 2024

Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O ex-secretário de Infraestrutura de Manaus Renato Júnior (Avante) foi confirmado, na tarde desta sexta-feira, 1°, como pré-candidato a vice na chapa à reeleição do prefeito David Almeida (Avante). O anúncio acontece após os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) abrirem mão da indicação diante da imposição do mandatário municipal para emplacar o amigo e correligionário.
No último dia 1º de julho, em entrevista ao Fiscaliza Geral, programa da Rede Onda Digital, Almeida chegou a dizer que não aceitaria pressões de políticos aliados para a indicação do candidato a vice-prefeito, o que foi entendido, na ocasião, como um recado para Omar e Braga. Nesta sexta, o pré-candidato à reeleição afirmou que a decisão não interferiu na aliança entre eles.
“Eu quero agradecer a todos os parceiros que estão conosco nessa jornada, ao PSD do senador Omar Aziz, ao MDB do senador Eduardo Braga […] quero agradecer a confiança”, garantiu o atual prefeito de Manaus. Assista a seguir.
O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo nas redes sociais de Almeida. A chapa “puro-sangue“, termo que se refere a uma composição em que os candidatos pertencem ao mesmo partido político, vai ser oficializada nesse sábado, 3, em uma convenção partidária que acontece no Espaço Via Torres, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital amazonense.
Renato Júnior é considerado um dos principais interlocutores de David Almeida juntos aos vereadores da Câmara Municipal de Manaus. Além do ex-secretário, também estavam cotados para a chapa, como vice, a ex-secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe e o ex-chefe da Casa Civil Coronel William Dias, também filiados ao partido do prefeito.
Em abril de 2022, o agora pré-candidato a vice deixou a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), uma das pastas mais estratégicas e importantes da gestão de David Almeida.
Nas eleições para o governo do Estado, ainda em 2022, Renato chegou a ser cotado para ser o candidato a vice de Wilson Lima (União Brasil), quando este ainda era aliado de David Almeida. Tadeu de Souza acabou sendo o escolhido.
Ficha suja
Renato Júnior quase foi impedido de concorrer nas eleições por conta de irregularidades nas prestações de contas eleitorais de 2018, quando concorreu ao cargo de deputado estadual. O ex-secretário foi autuado, no dia 16 de abril deste ano, para regularizar a “situação de inadimplência de prestação de contas” junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no processo 39.2024.6.04.0000.
Dias depois, Renato Júnior pagou a quantia devida ao Tesouro Nacional e obteve a certidão de quitação eleitoral. O TRE-AM julgou regularizadas as contas do ex-secretário referentes ao pleito de 2018.

A Lei da Ficha Limpa é uma norma complementar 135 à Lei da Inelegibilidade de 1990. Ela proíbe que políticos condenados por uma série de crimes, na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum, concorram a cargos públicos por oito anos.