Com quase 6 mil internados em UTI, SP alcança 68% de ocupação em leitos por Covid-19

Com informações do G1

SÃO PAULO – O número de pessoas internadas em leitos de UTI com suspeita ou confirmação de Covid-19 chegou a 5.829 no estado de São Paulo neste sábado, 16, segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. O número é o maior desde o dia 08 de agosto de 2020, quando haviam 5.883 pacientes nesta situação.

Ao todo, há 13.400 pacientes com coronavírus internados em SP neste sábado, sendo 7.571 em enfermaria e 5.829 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

As internações por Covid-19, considerados tantos os leitos comuns como os de terapia intensiva, têm se mantido acima de 10 mil desde o início de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças. A última vez em que o estado tinha mais de 10 mil pacientes internados havia sido em 17 de setembro.

Taxa de ocupação de UTIs em SP e na Grande SP

Devido à piora nos indicadores de saúde, o Governo de São Paulo antecipou a reclassificação do plano de flexibilização da economia e colocou 8 regiões em fases mais restritivas da quarentena nesta sexta-feira.

Pesquisa feita pelo sindicato dos hospitais particulares de SP mostra que maioria da rede privada no estado registra aumento de internações em 2021 e 64% dos hospitais particulares do estado de SP têm mais de 80% dos leitos de Covid-19 ocupados.

Mortes e novos casos da doença

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizadas 285 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas no estado, elevando o total desde o início da pandemia para 49.885. Já o total de casos confirmados da doença subiu para 1.619.619, considerando os 13.774 novos registros nas últimas 24 horas.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para outro, mas, sim, que foram computados no sistema neste período. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e feriados, quando as equipes de saúde trabalham em esquema de plantão.

Novas mortes por Covid-19 em SP, por dia

A média móvel diária de casos é de 11.301 neste sábado, 16. O valor é 75% maior que o registrado há 14 dias, o que para especialistas também indica tendência de alta.

A média diária de casos está acima de 10 mil há oito dias seguidos. O último registro de média móvel acima de 10 mil casos no estado era de 18 de agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO