Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Carolina Givoni – Da Cenarium

MANAUS – O afastamento do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, foi confirmado nesta terça-feira, 3, após especulações da saída do ex-titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) por motivos de saúde.

Ainda sem nota oficial do sucessor, fontes internas afirmam à CENARIUM de que o general Carlos Alberto Mansur, ex-comandante da 12ª Região Militar, em Manaus, e atual diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHEEx), no Rio de Janeiro (RJ), vai assumir a pasta estadual.

Bonates teria uma cirurgia marcada há cerca de seis meses e por isso precisaria de repouso para fazer um tratamento ao qual será submetido. A exoneração também ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

Histórico de Bonates

Titular da pasta desde 2019, Bonates foi alvo de tentativa de exoneração fraudada pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PSDB), repercutida no dia 22 de julho, pela Folha de São Paulo. A manobra para tentar “passar a perna” e demitir o secretário de Segurança Pública foi feita sem o conhecimento do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que cumpria agenda fora do Amazonas.

Além da exoneração de Bonates, a intenção do vice-governador – rompido com o chefe do Executivo Estadual desde junho de 2020 – era nomear o delegado Mario Jumbo Miranda Aufiero. A informação foi obtida com exclusividade pela coluna Painel, por meio de uma cópia do pedido de exoneração.

Histórico de Mansur

Carlos Alberto Mansur é natural da cidade de Paranaguá, interior do Paraná. O general iniciou a carreira militar nos anos de 1977, ao ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, interior de São Paulo. O general também passou pelo alto escalão do Exército Brasileiro (EB), comandando unidades militares de Boa Vista, Salvador, Curitiba e mais recentemente a 12ª Região Militar, em Manaus.